quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

E NÓS SOMOS NATUREZA

A reflexão sobre problemas ambientais deve ter por base a premissa de que qualquer problema ambiental é antes de tudo um problema em cima de nós mesmos, de nossa vida, de nosso modo de obter alimentos e afeta a cada um de nós indistintamente pois a desgraça ambiental é extremamente democrática e não escolhe classe social para promover situações de tragédia ou catástrofe ao meio. Temos que tomar uma posição ou mudamos o mundo para melhor e livre de agressões ambientais ou do contrário estaremos plantando nossa próprio desconforto visto que muitos problemas já são sentidos em função de nossa negligência para com o ambiente. 
É vital que precisamos investir firmemente na consciência de nosso povo ante os problemas que o planeta enfrenta em funçãode ações irresponsáveis do cotidiano e que tem reflexos sobre todos os indivíduos pondo em risco o próprio futuro das espécies que habitam nosso planeta. A missão de defender o ambiente não pode ser restrita a governos. Ong"s ou organizações, a missão é nossa e o dever de respeitar a natureza é tarefa primordial neste momento. 
Temos que acredtiar no nosso potencial criativo de fazer história e criar mecanismos de uso da natureza de forma responsável e comedida, pois cada cidadão é artífice de uma nova forma de comandar o mundo, pois nosssa criatividade e inventividade não pode ser poluída por pensamentos meramente utilitaristas e de lucro que hoje são comuns em nossa sociedade. A responsabilidade por um planeta melhor é sempre nossa, pois temos criatividade, pensamento e raciocínio inventivo para gerar um mundo melhor para todos que habitam nosso planeta. A situação ambiental de hoje pode ser revertida se mudarmos nossas posturas e atitudes cotidianas que vão desde o destino de um papel de bala até a criação de uma sociedade pautada em ideais de justiça, solidariedade e visão ambiental correta para o bem de todos que habitam este mundo.


Nenhum comentário: