quinta-feira, 18 de novembro de 2010

peça teatral Paulo Reglus Neves Freire - Veja e encene onde quiser...


PEÇA TEATRAL

PAULO RÉGLUS NEVES FREIRE


I ATO  - OBRIGADO PROFESSOR


Entram em cena quatro trabalhadores  um operário da construção civil, um lavrador, uma lavadeira e  uma empregada doméstica


TODOS : OBRIGADO PROFESSOR

Operário: Seu método me fez acreditar na vida e na possibilidade de mudança, nada adianta dizer que aprender é apenas conhecer letras e símbolos, aprender é muito mais.

Lavrador: Sinto a alegria de poder escrever o nome de minha mulher eu nunca fiz isso em toda minha vida e agora consegui. O senhor fez muito mais do que em alfabetizar , o senhor me fez acreditar na justiça e na liberdade.

Lavadeira : Por que quero aprender a ler? Talvez para melhorar a vida, talvez para para ajudar os outros , talvez para votar ou  talvez para escrever uma carta para minha  mãe... O motivo não importa  o que vale, professor é a intenção.

Empregado Doméstica : Sinto – me orgulhosa de ter participado desta experiência , senti minha cabeça doer, mas era uma dor boa, estava aprendendo

TODOS DÃO AS MÃOS E DIZEM: OBRIGADO PROFESSOR
SAEM DE CENA

ENTRA UM MILITAR  COM UM DOCUMENTO E LÊ PARA TODOS

Militar: PAULO RÉGLUS NEVES FREIRE, autor de suposto método de Alfabetização , onde dizia que alfabetizar é conscientizar e politizar. Tentou ludibriar o governo som seu “suposto método de alfabetização , procurando vende – lo em diversas situações. Nenhum motivo tem a pátria para agradecer os trabalhos de PAULO FREIRE e, ao contrário, a Pátria traída o procura, pelos atuais responsáveis pelo seu destino , para que lhe pague os danos causados. É um cripto comunista encapuçado sob a forma de alfabetizador. A experiência de Angicos foi de alta rentabilidade para o movimento comunista: a percentagem maior foi de politização , não de alfabetização . O MCP era a máquina da municipalidade a serviço do comunismo internacional, e ali foi aplicado o método Paulo Freire. A Ação Popular era um órgão com finalidades revolucionárias e em suas circulares definiu a conscientização  com sendo “ A organização visando a tomada do Poder”. E prossegue: “Conscientização sem finalidade revolucionária é mais uma maneira de anestesiar as massas.”




Música EU TE AMO MEU BRASIL – OS INCRÍVEIS


Entram em cena alunos de uma Escola Pública de nome Paulo Freire

Aluno 1: Sabe Paulinho, achei interessante esta pesquisa do Professor , pediu que fizéssemos a biografia de Paulo Freire.

Aluno 2: Onde é que nós vamos encontra essa tal de biografia, aqui na Escola só tem livro velho.,

Aluno 3: Vamos falar com   o  Diretor ele deve saber onde vamos pesquisar

ALUNOS CHEGAM PARA O DIRETOR

Aluno 1: Senhor Diretor é que nosso professor passou uma pesquisa para nós sobre  PAULO FREIRE o patrono da Escola , o senhor o conhece ??

Diretor ; Claro que o conheço , como este homem fez pelo Brasil. Seu método de alfabetização ficou famoso no mundo inteiro. É o famoso Método Paulo Freire de Alfabetização. Um  método que provocou tantas reações. Claro que lembro , claro que este nome merece ser lembrado por sua atuação política , pelo seu desejo de mudar o país, pelo seu compromisso com a Educação.

Aluno 2: Puxa senhor Diretor eu nunca vi o senhor assim , seus olhos brilham e marejam , o senhor conheceu Paulo Freire?

Diretor: Conheci  sim , um homem além do seu tempo, um predestinado. Vamos ver coisas sobre sua vida ?

Aluno 3: Vamos sim, puxa estou despertando para a vida.

PAULO ADVOGADO

Paulo: Olha meu senhor eu vim aqui para cobrar – lhe  uma dívida. Infelizmente vou ter de confiscar seus bens.

Dentista: Eu sei que estou devendo, mas não posso entregar meus instrumentos de trabalho. Sem eles não posso trabalhar e sem trabalho não posso sustentar minha mulher e meus filhos.

Paulo: Olha eu não vou poder fazer muita coisa por você , mas  uma coisa lhe digo, esse era meu primeiro atendimento como advogado e será o último. Porque não vou fazer um trabalho desse, porque estou vendo que você não pode mesmo me pagar, Como é que querem que você pague?

Aluno 1: Saia de cena o advogado e entrava o educador

PAULO POBRE EM RECIFE

Mãe de Paulo: Hoje consegui uma Escola para você. Até que enfim.

Paulo: E como foi mãe? Eu já estava me sentindo angustiado todo dia via a senhora a procura de Escola para mim e sempre com esperanças...

Mãe de Paulo: Falei com o Senhor Aluízio de Araújo Proprietário do Colégio Oswaldo Cruz em Recife ele só quer que você seja estudioso e isso sei que você é ...

PAULO PROFESSOR

Paulo: Dr. Aluísio quero falar – lhe

Aluísio: O que é Paulo?

Paulo : Dr. Aluísio, Faz dois anos , quase, que estudo no Colégio de graça , sem dar nada de mim e não me sinto bem assim, gostaria de fazer alguma coisa . Limpar as salas se preciso , fazer mandados, ir ao banco, sei lá.

Aluísio: Paulo, você já dá uma boa contribuição ao Colégio, você é estudioso e isto é importante, para você , para mim, para o colégio. Mas aceito sua proposta. Na próxima semana você começará a trabalhar tomando conta da disciplina do curso de admissão.

Paulo: Obrigado professor o senhor me deu ânimo de acreditar que posso fazer coisas. Obrigado.


PAULO REVOLUCIONÁRIO  E PROFESSOR


Em cena um Professor

BELOTA – MILHO – EXPRESSO – XIQUE – XIQUE – VOTO – SAPATO – CHIBANCA – SALINA – GOLEIRO – TIJELA – COZINHA  - JARRA – FOGÃO – BILRO – ALMOFADO – FEIRA

Essas palavras soltas não significam nada, mas o seu significado prático quer dizer muito mais. O Método Paulo Freire tem como essência a Alfabetização aliada à Conscientização. Não é um Método simples de Alfabetizar é uma Revolução.

Professora Entra em Cena: Aprendi a ler acompanhando meus pais nos círculos de cultura aos cinco anos. Quando o presidente João Goulart me pediu para ler um jornal e confirmar a eficiência do Método ficou admirado o me perguntou o que eu queria eu respondi UMA PASTA ESCOLAR DE COURO. Se me perguntasse isso hoje certamente eu responderia: MAIS RESPEITO COM A EDUCAÇÃO E COM OS PROFESSORES E PROFESSORAS





Homem do Povo: Mãos calejadas pelo trabalho, mas que podem contornar palavras, construir idéias, fazer revolução. Como Paulo Foi injustiçado...

Vereadora no  Plenário:

Esse Método , em si, apresenta sérias lacunas, sendo passível de críticas  fundamentais no que se refere  à sua oportunidade e eficiência . O mais grave porém é que segundo depoimentos de pessoas e ilibada idoneidade, o método em causa tem sido veículo de doutrinação marxista, sobre pretexto de alfabetização. Não é necessário alertarmos aos senhores deputados federais o perigo que isto representa. A utilização do processo de alfabetização com claros objetivos comunizantes é comum na União Soviética ,nos países da Cortina de Ferro e, atualmente, é largamente empregado em Cuba , visando bitolar o raciocínio e a inteligência dos alfabetizandos nos princípios materialistas que norteiam o regime que estes países adotam. Portanto, senhores deputados acho que não resta outra alternativa a não ser uma constituição de um Comissão Parlamentar de Inquérito para verificar esse abuso e gasto de dinheiro público com métodos que visam apenas a instalação do comunismo em nosso país.


II ATO – O MÉTODO EM EVIDÊNCIA

Abre – se cortina com completa escuridão

Narrador- Você sabe o que é ser analfabeto é viver no escuro . Escuro da ignorância, escuro de não poder falar o que pensa , de ser iletrado , de ser mandado, de não ter consciência política , de ser desrespeitado , de não ser acreditado. De não ter chances na vida. De não poder ler, de não conhecer a magia do conhecimento.

Entra em cena pessoas com luzes nas mãos como pensadores

Pensador 1: Paulo tirou da escuridão milhões de pessoas trabalhadores que agora sabem o que é o mundo.

Pensador 2: No método de Paulo Freire não é a Alfabetização que importa, vale sobretudo uma educação centrada no indivíduo , assentada nas condições da miséria popular, daí a alfabetização vai ser um dos possíveis instrumentos da promoção da vida popular.

Pensador 3:  Paulo cria as “Fichas de Cultura” nessas fichas são criadas situações que transformam – se em quadros que indicam o que foi feito pelo homem e o que o ser humano já encontrou

Pensador 4: Paulo dirige – se ao grupo para discutir com o grupo como é que alguém construiu um poço , problema da água, quando a água é melhor, como se encontra o lugar. Daí temos que os alunos tem conhecimento. Eles sabem por que fazem e ao fazerem , aprendem.

Pensador 5: Para Paulo aprender a ler era unir alfabetização e exercício de cidadania.

Pensador 6: O ser humano é um ser inacabado. Onde há vida há inacabamento.

Entra em cena professores e um depósito vazio

Professor 1: Já ouvistes falar em Educação Bancária?

Professor 2 ( derramando milho no depósito) : Nesta Educação o Educador educa, os educandos , são educados.

Professor 3: O educador sabe os educandos não sabem.

Professor 4: O educador é quem pensa os educandos são pensados.

Professor 5: o educador diz a palavra , os educandos a ouvem docilmente.

Professor 6: O educador é o sujeito do processo os educandos meros objetos.

Entra um aluno e diz: derrubando o recipiente  e jogando seus conteúdos nos professores  e grita:

Não precisamos de nenhuma educação
Não precisamos de controle mental
Chega de humor negro na sala de aula
Professores, deixem as crianças em paz
Ei! Professores! Deixem essas crianças em paz!
Tudo era apenas um tijolo no muro
Todos são somente tijolos na parede

REPETE

"Errado, faça de novo!" (2x)
"Se você não comer sua carne, você não ganha pudim. Como você
pode ganhar pudim se não comer sua carne?"
"Você! Sim, você atrás das bicicletas, parada aí, garota!"

pt.3
Eu não preciso de braços ao meu redor
E eu não preciso de drogas para me acalmar
Eu vi os escritos no muro
Não pense que preciso de algo, absolutamente
Não! Não pense que eu preciso de alguma coisa afinal
Tudo era apenas um tijolo no muro
Todos são somente tijolos na parede

Toca a Música de Pink Floyd ANOTHER BRICK IN THE WALL


Entram em cena  Mulheres Grávidas
                                                                

Mulher 1: A grande lição de Paulo Freire á a importância da educação . É o educador perceber como o estão aviltando , é o educador não aceitar a humilhação e ir para luta.

Mulher 2: A grande lição de Paulo Freire é perceber que o educador é, talvez , o homem mais importante da sociedade.

Mulher 3: Paulo Freire está hoje mais vivo e mais presente que nunca entre todos aqueles que fazem educação popular, ainda que possa está fisicamente afastado de nosso convívio. Sinto – o próximo de nós.

Mulher 4: Obrigado Paulo Freire Valorizar a diferença significa abrir um diálogo e o diálogo só se dá entre pensamentos diferentes. Quem pensa igual não tem o quê dialogar. A idéia de educação pelo diálogo é trabalhar e valorizar a diferença. Diálogo porquê respeito , por querro do outro o que ele tem e que eu não tenho. E essa idéia de troca é essencial em Freire, tem tudo a ver com isso.

UMA VOZ ECOA DO FUNDO

SOU UM INTELECTUAL QUE NÃO TEM MEDO DE SER AMOROSO. AMO ÀS GENTES E AMO AO MUNDO. E É PORQUE AMO AS PESSOAS E AMO AMO MUNDO QUE BRIGO PARA QUE A JUSTIÇA SOCIAL SE IMPLANTE ANTES DA CARIDADE.

As mulheres grávidas pegam vários corações com as palavras geradoras do método Paulo Freire de Alfabetização e vão colando num quadro.

Apresentação de vídeo com Paulo Freire Falando ao fundo e mulheres grávidas desfolhando flores vermelhas e jogando as pétalas no público.

III ATO – O CIRCO DOS OPRIMIDOS

Apresentador : Respeitável Público, Senhoras e Senhores apresentaremos agora o maior espetáculo da Terra diretamente o Planeta Fome O GRANDE CIRCO DOS OPRIMIDOS.

Entram em cena várias pessoas reprentando os excluídos : UMA PROSTITUTA, UM MENDIGO, UM ÍNDIO, UM CADEIRANTE, UM NEGRO , UM DEFICIENTE VISUAL .  

Prostituta: Estabelecida a relação opressora, está inaugurada a violência que jamais foi até hoje , na história deflagrada  pelos oprimidos.

Mendigo: Como Poderiam os oprimidos dá início à violência , se eles são o resultado de uma violência?

Índio: Inauguram a violência os que oprimem , os que exploram , os que não se reconhecem nos outros; não os oprimidos, os explorados, os que não são reconhecidos  pelos que os oprimem como outro.

Cadeirante: Quem inaugura a negação dos homens não são os que tiveram sua humanidade negada , mas os que a negaram, negando também a sua

Negro: Os que inauguram o terror não são débeis , que a ele são submetidos, mas os violentos que, com seu poder, criaram a situação concreta em que se geram os demitidos da vida . os esfarrapados do mundo.

Deficiente visual: Por tudo isso somente os oprimidos , libertando – se , podem libertar os opressores.

ENTRAM MILITARES E DISSIPAM A MULTIDÃO

Militar 1: Quem deu esta idéias para eles? só pode ter sido algum subversivo

Voz ao fundo:

A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO , QUE BUSCA A RESTAURAÇÃO DA INTERSUBJETIVIDADE SE APRESENTA COM PEDAGOGIA DO HOMEM. SOMENTE ELA, QUE SE ANIMA DE GENEROSIDADE AUTÊNTICA , HUMANISTA E NÃO HUMANITARISTA, PODE ALCANÇAR ESTE OBJETIVO. PELO CONTRÁRIO A PEDAGOGIA, QUE PARTINDO DOS INTERESSES EGOÍSTAS DOS OPRESSORES, EGOÍSMO CAMUFLADO DE FALSA GENEROSIDADE , FAZ DOS OPRIMIDOS SUJEITO DE SEU HUMANITARISMO, MANTÉM E ENCARNA A PRÓPRIA OPRESSÃO . É INSTRUMENTO DE DESUMANIZAÇÃO.

NENHUMA PEDAGOGIA REALMENTE LIBERTADORA PODE FICAR DISTANTE DOS OPRIMIDOS, QUER DIZER, PODE FAZER DELES SERES DESDITADOS, OBJETOS DE UM TRATAMENTO HUMANITARISTA PARA TENTAR , ATRAVÉS DE EXEMPLOS RETIRADOS ENTRE OS OPRESSORES , MODELOS PARA SUA PROMOÇÃO . OS OPRIMIDOS HÃO DE SER O EXEMPLO PARA SI MESMO , NA LUTA POR SUA REDENÇÃO.

Entram novamente em cena os oprimidos e dizem em uma só voz empunhando a Bandeira do Brasil.

TODOS DIZEM:


EU SOU SUBVERSIVO , EU SUBVERTO A ORDEM INJUSTA.



OBRIGADO, PROFESSOR





III ATO – CARTAS A PAULO FREIRE







Entra em cena funcionário dos correios e joga no chão várias cartas que vão sendo lidas por personagens da Peça em carta previamente produzidas.












Mas a sua pedagogia, professor, permitiu que os pobres se tornassem sujeitos políticos. Até então, o protagonismo dos pobres tendia ao corporativismo ou não passava de revoltas desprovidas de um projeto político abrangente. Assim, eles só se destacavam como figuras de retórica no vocabulário da esquerda.

Marx e Engels eram intelectuais (e é bom lembrar que Engels era também empresário bem-sucedido). Lênin, Trotsky e Mao também eram intelectuais. Che era médico e Fidel, advogado. Em nome dos pobres, e quase sempre a favor deles, os intelectuais comandavam. E os pobres eram comandados.

Graças às suas obras, professor, descobriu-se que os pobres têm uma pedagogia própria. Eles não produzem discursos abstratos, mas plásticos, ricos em metáforas. Não moldam conceitos; contam fatos. Foi o senhor que nos fez entender que ninguém é mais culto do que outro por ter freqüentado a universidade ou apreciar as pinturas de Van Gogh e a música de Bach. O que existe são culturas paralelas, distintas, e socialmente complementares. O que sei eu dos circuitos eletrônicos deste computador no qual escrevo? O que sabia Einstein sobre o preparo de um bom feijão tropeiro? No entanto, a cozinheira pode passar a vida sem nenhum noção das leis da relatividade. Mas Einstein jamais pôde prescindir dos conhecimentos culinários de quem lhe preparava a comida.

O pobre sabe, mas nem sempre sabe que sabe. E quando aprende é capaz de expressões como esta que ouvi da boca de um senhor, alfabetizado aos 60 anos: "Agora sei quanta coisa não sei". O senhor, professor, fez com que o pobre conquistasse vez e voz, soubesse que sabe, e que seu saber é tão intelectual quanto o daqueles que, doutorados em filosofia ou matemática, ignoram como assentar a laje de uma casa, tecer um cesto de vime ou semear o trigo na época certa.

O senhor fez os pobres conquistarem auto-estima. Graças ao seu método de alfabetização, eles aprenderam que "Ivo viu a uva" e que a uva que Ivo viu e não comprou é cara porque o país não dispõe de política agrícola adequada e nem permite que todos tenham acesso à alimentação básica. E só o pobre sabe o que significa passar fome. Por isso, professor, foi preciso que um pobre chegasse ao governo para priorizar o combate à fome e adotar como critério de êxito administrativo o acesso de toda a população a três refeições diárias.




LÊ – SE ALGUMAS CARTAS DAS TRAZIDAS PELO CARTEIRO


Música Pra Soletrar a LIBERDADE DE LECI BRANDÃO.

Entram em cena alunos da ESCOLA PAULO FREIRE com coreografia em cima da música.

Faz – se silêncio e os alunos empunham um cartaz com o retrato de Paulo Freire


Narrador:  ... Pensar que a esperança sozinha transforma o mundo e atuar movido por tal ingenuidade é um modo excelente de tombar na desesperança, no pessimismo , no fatalismo. Mas prescindir da esperança na luta para melhorar o mundo, como se a luta pudesse reduzir a atos calculados apenas , à pura cientificidade é pura ilusão. Prescindir da esperança  que  se funda também na verdade como na qualidade ética da luta é negar a ela  um dos seus suportes fundamentais . O essencial , como digo mais adiante no corpo desta Pedagogia da Esperança, é que ela , enquanto necessidade ontológica , precisa se ancorar na prática para se tornar concretude histórica. É por isso que não há esperança na espera pura , que vira , assim, espera vã.
                       Sem um mínimo de esperança não podemos sequer  começar o embate  mas, sem o embate , a esperança, como necessidade ontológica, se desarvora e se torna desesperança que , às vezes, se alonga em trágico desespero. Daí a precisão de uma certa pedagógica da esperança. É que ela tem uma tal importância em nossa existência , individual e social, que não devemos experimenta – la de forma errada, deixando que ela resvale para a desesperança e o desespero. Desesperança e desespero , conseqüência e razão de ser da inação ou do imobilismo.

TODOS DÃO AS MÃOS E GRITO

POR TER LUTADO POR UM BRASIL MELHOR OBRIGADO PROFESSOR


FINAL

APRESENTAÇÃO DE UM VÍDEO DOCUMENTÁRIO SOBRE PAULO FREIRE EM PROGRAMA MOVIE MAKE 

AUTOR: PROFESSOR FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA, MESTRE EM EDUCAÇÃO, BASEADO NO LIVRO PAULO FREIRE UMA HISTÓRIA DE VIDA DE ANA MARIA ARAÚJO FREIRE , 2006

2 comentários:

Cristiane Martins disse...

Excelente trabalho. Parabéns por sua criatividade. Vou utiliza sua ideia com minha turma neste ano de 2011 quando Paulo Freire completaria 90 anos. Que Deus continue lhe abençoando.
Cristiane Martins

Anônimo disse...

Muito boa essa peça teatral.