sábado, 27 de novembro de 2010

LEIA ESTE TEXTO - JORNAL DO LEITOR - O POVO



O QUE É SER EDUCADOR?
Esse questionamento, para mim, inicia-se com uma temática que particularmente acho premente para a questão da história da humanidade: como ter esperança ou repassar esperança quando essa é corrompida pela forma de vida que estamos inseridos?

O mundo globalizado é sinônimo de um mundo sem fronteiras, moderno; interligado por valores que não são aqueles ensinados por nossos pais, e sim aquele que são e estão atrelados às coisas; a quantificação do valor inclusive da vida e dos sentimentos humanos

A mediação da vida humana, portanto, se faz por intermédio de interesses individuais, que só ratificam no âmago da sociedade as desigualdades.

Isso não é difícil de perceber; basta olhar nas ruas a quantidade de pessoas sem boas oportunidades que “fazem a vida” da forma que conseguem: roubando, mendigando... Também não é difícil imaginar como velhinhos pedintes um dia foram crianças, e por se encontrarem em tal situação, na maioria dos casos, tiveram toda uma vida de falta de oportunidades.

O que é ser um educador, portanto? Educadores são difíceis de encontrar. Vez por outra ele é confundido como um sonhador; entretanto tem esperança naquilo que faz.

Ele, acima de qualquer coisa, ensina o valor do afeto e dos sentimentos humanos dignos. Ensina bem inclusive português, matemática, geografia... Mas dando sentido e vida a essas disciplinas.

Só consigo lembrar-me do exemplo de vida do supremo educador da história da humanidade, Jesus Cristo, que conseguiu ser ao mesmo tempo duro - falando contra as injustiças- e agradável quando falava de amor e esperança àqueles que não as possuía. Ou não foi a vida dele a maior demonstração de que é possível ser educador mesmo que para isso seja necessário o enfrentamento de agruras?

Ser um educador é difícil; somente alguns estão aptos a assumirem tal posto, pois a esperança não é algo fácil de conquistar ou de se criar; o modo de vida não permite.

O educador se alegra se entristece, se desespera... Mas acredita em no despertar da vida.

Jéssica Girão Lopes - Graduanda do curso de geografia UFC
jessgirao@hotmail.com
TAGS | |

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei a iniciativa de vocês ao colocarem meu texto no blogger. acredito que a discussão do que é ser um educador nos nossos dias é premente. principalmente com tantas licenciaturas sendo abertas aí faculdades a fora.
abraço a todos!