segunda-feira, 21 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 DE MARÇO

Dia Mundial da Água



A água do planeta está se esvaindo por desperdício, poluição, consumo e ocupações desenfreadas. Preservá-la e distribuí-la bem, cada vez mais, se torna um desafio urgente. Sobretudo quando pesquisas sobre mudanças climáticas e aquecimento global apontam dados preocupantes, por exemplo, relacionados ao aumento do nível do mar e os consequentes impactos na vida de bilhões de pessoas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que hoje mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso a água potável. Nas cidades brasileiras, os desafios são grandes: ao mesmo tempo em que demandam grande quantidade de água, as cidades causam impactos ambientais sobre os reservatórios e fontes naturais devido a fatores como crescimento populacional e urbano desordenado, industrialização, falta de saneamento e educação ambiental, o que dificulta a garantia de oferta de água. Nas regiões metropolitanas, estima-se que haverá um crescimento demográfico de quase 25 milhões de habitantes até o ano de 2025, aumentando as demandas de abastecimento urbano. A população mais pobre das cidades é a mais afetada, tendo em vista as dificuldades de acesso à rede de abastecimento de água e saneamento.

Nesse sentido, merecem ser lembradas as históricas lutas contra a privatização do setor de saneamento na década de 90 e início do século atual. Como bem público essencial à vida, a água e os recursos naturais não podem ser tratados sob a ótica do lucro e da exploração predatória.

No Dia da Água - comemorado amanhã em todo o mundo com o tema “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano” - devemos refletir sobre a construção de um modelo de desenvolvimento economicamente viável, ambientalmente responsável e socialmente justo. A mudança começa ao pensarmos o desenvolvimento para além do crescimento econômico. Ela só será possível quando mudarmos nossos padrões de consumo e produção, buscando garantir o direito a vivermos em cidades sustentáveis e mais saudáveis.

Eliane Novais
Deputada Estadual (PSB)

Nenhum comentário: