segunda-feira, 28 de março de 2011

Reflexão sobre árvores no Brasil

Opinião

Segunda, 28 de Março de 2011

Árvores pela vida




 

Celebra-se hoje, em todo o Norte e Nordeste do Brasil, o Dia da Árvore. A data é um convite para se pensar a importância das árvores em um país que, em pouco mais de 60 anos, viu sua população urbana passar de 30% para mais de 80%. Poucos países ocidentais sofreram uma urbanização tão rápida quanto o Brasil do século XX, um processo, infelizmente, marcado pelo crescimento desordenado e pela ampla ocupação de áreas indevidas, como leitos de rios, morros e parques. O resultado desse processo pode ser distinguido hoje nas áreas de risco, que proliferam nas periferias dos grandes centros urbanos, e nas tragédias anunciadas a cada chuva. Outra consequência foi a perda do contato dos habitantes da cidade com as áreas arborizadas – como parques e bosques – que outrora serviam como ponto de encontro entre amigos e como ilha de refresco ao corpo da intensa irradiação solar.
As árvores têm a capacidade de, além de embelezar o horizonte cinzento dos prédios, oferecer, a custo muito baixo, um ponto de alívio para o estresse cotidiano. Ademais, as árvores evitam a erosão do solo e o enriquece sob a perspectiva física, química e biológica.
Com o crescimento populacional e a incapacidade das cidades de receberem mais pessoas, as áreas verdes passaram a sofrer uma imensa pressão, seja do setor imobiliário, seja da poluição dos meios que as cercam – neste caso, a degradação é acentuada também pela incapacidade do poder público de geri-las com eficiência. Que o dia de hoje sirva para que se reflita acerca do respeito às normas ambientais imprescindíveis – a gestores e cidadãos – neste século que se inicia tendo em vista a escassez de recursos naturais e o desaparecimento de áreas verdes nos corações das cidades, fatores que concorrem para a má qualidade de vida de seus habitantes.
Fonte: jornal O ESTADO
 

Nenhum comentário: