sexta-feira, 11 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE E MEIO AMBIENTE

EDITORIAL

Proteger o meio ambiente






11/3/2011
A Campanha da Fraternidade, em sua edição deste ano, adota linguagem direta para envolver a comunidade cristã em busca da solução dos problemas reclamados pelo meio ambiente. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nas três últimas décadas, tem-se utilizado dos estudos ecológicos como meio essencial para a preservação dos recursos naturais, diante da devastação continuada das riquezas proporcionadas ao ser humano pela natureza.

O lema "Fraternidade e a vida no planeta" é uma continuidade da preocupação esboçada em 1979, quando a mensagem divulgada tinha uma finalidade: " Preserve o que é de todos". Em 2002, a campanha repetia a inquietação, centrada na Amazônia; em 2004, na questão da água; em 2007, no assunto da terra, a fraternidade e os povos indígenas. Agora, o aquecimento global e as mudanças climáticas constituem duas linhas de reflexão para a sociedade viver melhor.

Na mensagem de apoio à promoção da Quaresma, realizada a cada ano pela CNBB, o papa Bento XVI afirma a dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente da Conferência: " O primeiro passo para uma reta relação com o mundo que nos circunda é justamente o reconhecimento, por parte do homem, da sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas Sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor..."

O objetivo do episcopado brasileiro, agora, persegue três planos de sensibilização para a defesa do meio ambiente: o nível pessoal, o comunitário e o governamental. Para tanto, ao longo dos 40 dias do período da Quaresma, haverá uma preocupação adicional em estimular pequenas ações e cultivar hábitos saudáveis, como a coleta seletiva do lixo, a proteção das fontes d´água, o combate ao desperdício de energia elétrica e a redução de seu consumo.

Junto ao poder público, a mobilização mostrará a necessidade do aproveitamento, em maior escala, das fontes renováveis de energia alternativa, como a solar e a dos ventos, de tal modo a evitar a dependência de uma só matriz energética. Todas essas mudanças implicam em alteração de comportamento por parte dos consumidores, resultando em ganhos para a coletividade e o meio ambiente.

A Conferência dos Bispos externa preocupações com as inovações preconizadas para o Código Florestal Brasileiro, o pré-sal e a construção da usina Belo Monte, no Xingu. Em relação a esta última, ilustra o impacto provocado pela obra, deslocando para o seu entorno trabalhadores em massa, sem haver uma infraestrutura capaz de abrigá-los dignamente. A cidade mais próxima da represa, Altamira, no Pará, embora seja o município brasileiro com a maior extensão territorial, não dispõe de meios para acomodar os migrantes.

A Igreja, no Brasil, está presente em todas as regiões geográficas, conduzindo a evangelização do rebanho católico. Campanhas desse porte objetivam conscientizar os cidadãos sobre o seu papel na sociedade, os compromissos governamentais e a materialização de projetos para equacionar os graves problemas nacionais.
Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: