sábado, 12 de março de 2011

UMA QUESTÃO QUE MERECE REFLEXÃO

Sustentabilidade: dá para falar nisso sem parecer um chato? 

Publicado em
2011-03-11
Nunca fui tão a favor de falar em sustentabilidade. Realmente precisamos dar o click - aquele estalar de dedos que faz os que estão devaneando acordarem - e trazer as pessoas de volta a razão. Hoje estava no dentista e mais uma vez percebi que ele deixava a água da piazinha ao lado da cadeira escorrer água direto. Como uso aparelho ortodôntico, vou com uma certa frequência ao dentista, e sempre está lá, a torneirinha ligada escorrendo litros de água limpa. Eu nunca usei aquela pia, imagino que muito pacientes também não, então... para que aquela água sendo jogada fora sem nenhuma utilidade?
Parece besteira, devo estar dando uma de chata. Mas, de repente esse é o click que demora a despertar algumas pessoas. Acordei.
Desde que assisti o vídeo 'A história das coisas', que recomendo fortemente que vejam, minha percepção quanto ao assunto vem mudando bastante. Realmente não podemos mais achar que o problema é de uma entidade maior. Que isso? Estamos esperando que uma entidade celestial desça a Terra para catar e separar nosso lixo? Ou estamos esperando o teletransporte ser criado para levar nossas compras pra casa sem ter que usar sacolinhas plásticas?
A verdade é que sempre achei esse assunto de sustentabilidade muito chato, mas caí da cama e entendi o meu papel também. Ainda mais como futura engenheira de produção, em que se espera que o profissional seja responsável por integrar os sistemas de produção, ter uma visão sistêmica do processo produtivo e avaliar a eficiência de processos e validar os resultados com os objetivos propostos. Não dá para fazer isso, sem pensar que o maior e mais importante sistema é o nosso planeta. E até que Marte possa ser considerado uma alternativa de habitação, não se esqueça, só temos UM planeta.
Me formei em publicidade em 2004 e hoje sou estudante de engenharia de produção e trabalho com gestão do conhecimento. Tenho pós graduação em administração e gestão do conhecimento e fiz curso de extensão em empreendedorismo e inovação.

Nenhum comentário: