sábado, 12 de março de 2011

Veja estas considerações sobre a questão do Biodíesel - você o que acha?

Biodiesel, a ilusão ambiental 

Robson FernandoRobson Fernando
robfbms@hotmail.com
consciencia.blog.br/
Publicado em
2011-03-11
Vem crescendo no mundo inteiro a produção e consumo de biodiesel, vindo de fontes vegetais e também de morticínios animais. É a grande promessa de combustível “sustentável” deste início de século. Mas, se olharmos melhor, não passa de uma ilusão ambiental, ligada diretamente a impactos socioambientais negativos bastante pesados.

Usa-se o biocombustível derivado de soja, óleo de palma, mamona e até de gordura animal com o grande argumento de que causa bem menos poluição do que o petróleo e, ao contrário deste, é uma fonte renovável de energia motora e elétrica. A menor emissão de gases poluentes é o ponto positivo desse combustível, mas há pontos muito negativos que devem ser denunciados.

A mais importante consequência ambiental é o desmatamento. É muito alardeado que as plantações e as criações animais que fornecem matéria-prima para o biodiesel vêm causando desmatamento e causarão ainda mais à medida que a sua demanda global aumentar. É o que se denuncia acerca da pecuária (que fornece a gordura a ser refinada e transformada em combustível) e das grandes plantações de soja e palma – destruição na Amazônia (por causa da soja e da bovinocultura) e na Indonésia (por causa do óleo de palma) são os destaques.

E como estamos vendo a demanda aumentar – estamos nos primeiros anos de uso do biodiesel –, a tendência será o aumento disparado das áreas de cultivo reservadas ao combustível renovável. O que fatalmente deverá implicar pressão sobre as fronteiras agrícolas e mais devastações.

Ou seja, o biodiesel é sujo. Não pela poluição – bem menor do que a da queima do petróleo –, mas por causar desmatamento.

Na tentativa de diminuir essa ameaça de destruição de ecossistemas, tentou-se (e ainda se tenta) passar as plantações de combustível por cima das culturas alimentícias. O que pode causar um desastre diferente: a diminuição da oferta de alimentos, a disparada dos preços destes e consequentes epidemias de fome. Aliás, as consequências já foram sentidas em parte em 2008, quando tivemos uma crise mundial nos preços dos alimentos e a expansão das culturas de biodiesel foi acusada de ser um dos fatores responsáveis pelo distúrbio.

Em suma, o biocombustível fica entre a cruz e a espada ao lançar o dilema “menos florestas ou menos comida”. Um inconveniente ambiental e humanitário.

Sem falar no problema social inerente ao seu cultivo: a produção de biodiesel depende essencialmente de latifúndios, do agronegócio. O que implica incentivo à concentração fundiária e à opressão rural inerente à manutenção e expansão de grandes propriedades de terra. Ou seja, os governos, em última análise, terão que escolher entre promover reforma agrária ou produzir biocombustível em larga escala.

Assim percebemos que o biodiesel passa longe de ser uma solução ambiental e acaba se tornando um problema socioambiental sério que impede iniciativas como o reflorestamento em massa, a reforma agrária e o barateamento dos alimentos. Apesar disso, a perspectiva é que dependamos cada vez mais dele, até como substituto do petróleo. Se não chegarmos logo a uma terceira fonte de combustíveis que seja realmente renovável, limpa e compatível com a justiça socioambiental, o mundo poderá sofrer bastante no futuro por causa da promessa furada do diesel renovável. Sobre o Autor
É escritor independente de artigos, apaixonado por sociologia e dono do blog Arauto da Consciência. Escreve artigos desde setembro de 2007.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr. Fernando,
Estás muito mal informado acerca do biodiesel.
Primeiro pq este ñ compete com a indústria alimentícia. Correlação ao desmatamento, o Sr. nunca ouviu falar em rotação de cultura ñ? Terras improdutivas? Não sabe que o Brasil reune as principais vantagens para se prduzir biodiesel? Pois é, procure se informar direito das coisas, antes de criar um blog'ZINHO para criticar o que nem ao menos se tem conhecimento. Pessoas medíocres como vc, é q ainda veêm o petróleo como uma fonte q supera esse biocombustível, e procuram simplórios comentários e argumentos sem fundamentos para criticá-lo.
Só postei como anônimo pq ñ me encaixo nas outras categoria, não por receio da minha crítica, q isso fique bem claro!