sábado, 5 de março de 2011

RECICLAGEM EM QUESTÃO

RECICLAR É PRECISO

Indústria do PET reciclado cresce e consolida posição no Brasil



Veja também
 

A Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) divulgou os resultados do 6º Censo da Reciclagem do PET no Brasil. As informações coletadas comprovam que o setor conseguiu atravessar o período mais grave da crise econômica de 2008/2009 com o crescimento e a consolidação de suas atividades no País. Além disso, o trabalho comprova uma tendência de alta na demanda pelo material reciclado e de investimentos por parte da indústria.
Números positivos
De acordo com os dados levantados, houve um aumento de 3,6% na quantidade de embalagens de PET recicladas em 2009, na comparação com o ano anterior. Em números absolutos, o Censo registrou que 262 mil toneladas do produto receberam destinação ambientalmente adequada, acima das 253 mil toneladas de 2008.

Para o presidente da Abipet, Auri Marçon, o resultado do Censo supera as previsões mais otimistas. “O volume do PET reciclado continuou crescendo no Brasil em um período fortemente afetado por uma crise financeira que se estendeu até meados de 2009”, afirma.
O total reciclado pelo Brasil corresponde a 55,6% das 471 mil toneladas de novas embalagens produzidas em 2009. Esse resultado mantém o Brasil em posição de destaque diante do cenário mundial, superando os índices da União Europeia e dos Estados Unidos.
O 6º Censo da Reciclagem do PET no Brasil também mostra que a atividade está cada vez mais difundida por todo o País. As 462 empresas pesquisadas estão presentes em 21 Estados de todas as regiões brasileiras. Além disso, quase a totalidade dessas empresas (86%) tem mais de cinco anos de existência, o que demonstra a viabilidade econômica da indústria.
Demanda e investimentos em alta
O trabalho realizado pela Abipet também detectou que o PET reciclado tem ampla aprovação por parte das indústrias usuárias. Indica, ainda, uma forte intenção por parte dessas empresas (74% dos entrevistados) de ampliarem o uso do material reciclado na fabricação de seus produtos – em 2006, esse índice era de 50%.

Essa forte demanda é acompanhada pelos planos de investimentos das empresas recicladoras. Enquanto, em 2006, apenas 41% das companhias pretendiam investir em ampliação e modernização, em 2009 esse percentual saltou para 83%.

O 6º Censo da Reciclagem de PET mostra, ainda, que o PET reciclado continua sendo usado principalmente pela indústria têxtil, com 39% do volume total, seguida pelas resinas insaturadas e alquídicas (19%). Os laminados e chapas respondem por 15% e embalagens de alimentos, por 10%.
Lançamento do LevPET
Outro dado levantado pela Abipet revela que, embora as taxas de reciclagem do PET tenham um histórico de crescimento sustentável ao longo dos anos, 44% das empresas pesquisadas apontaram algum tipo de dificuldade na obtenção de embalagens para serem recicladas. Para ajudar a resolver este problema, gerado pela ausência de um sistema de coleta eficiente nas cidades, a Abipet lança um novo serviço pela Internet, o LevPet, que vai orientar os usuários a respeito de pontos de descarte adequado de suas embalagens pós-consumo.

LEVpet
A Lei n° 12305 estabelece a responsabilidade compartilhada dos estados, empresas e da sociedade na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Abipet facilita o cumprimento de tal regra e cria site que utiliza o Google Maps para localizar endereços de cooperativas de catadores, comerciantes de recicláveis e ONGs que estão mais próximas de sua casa.
Os consumidores do estado do Ceará já têm à disposição o aliado site que, além dos ganhos ambientais, também pode ajudar a movimentar uma indústria em franco crescimento, também no Ceará.
São mais de 30 pontos cadastrados e distribuídos entre a capital Fortaleza (27) e as cidades de Campos Sales, Canindé, Cascavel, Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Potengi. Para saber onde estão localizados, o interessado deve acessar o endereço www.levpet.org.br ou o próprio site da Abipet (www.abipet.org.br). Basta digitar o endereço e o sistema indica onde estão os locais onde é possível fazer o descarte correto do PET.
Com apenas três meses de funcionamento, o LevPET) é um dos finalistas da categoria “Sites e Aplicativos” do Green Best, premiação que vai escolher os melhores sites voltados para a área da sustentabilidade. Para votar no LevPET, até o próximo dia 16 de março, basta acessar http://greenbest.greenvana.com/top10/sites-aplicativos/ .
FONTE: JORNAL O ESTADO( O ESTADO VERDE) - 05/03/11

Nenhum comentário: