sábado, 26 de março de 2011

DIA DO PLANETA

Fortaleza apaga as luzes em nome da natureza

Por uma hora, pessoas de todo o mundo vão apagar as luzes em alusão à campanha "Hora do Planeta"
26.03.2011| 01:30

Fortaleza se une a milhares de cidades em todo o mundo que participam hoje do ato simbólico “Hora do Planeta”. Por uma hora, entre 20h30min e 21h30min, pessoas de mais de 105 países são convidadas a apagar as luzes em apoio ao combate ao aquecimento global. A ação é promovida pela organização World Wildlife Fund (WWF), Fundo Mundial da Natureza, em português.

Pelo terceiro ano consecutivo, a iluminação pública de monumentos e praças da cidade será apagada por uma hora como forma de marcar o ato. Terão as luzes desligadas os seguintes locais: Arco da Praça Portugal, Coluna da Hora e Fonte da Praça do Ferreira, Seminário da Prainha, estátua de Iracema na Lagoa de Messejana e Praça Regis Jucá (entre a avenida Antônio Sales e a rua Monsenhor Catão).

O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), Fernando Bezerra, cita a instalação de lâmpadas de Diodo Emissor de Luz (LED, na sigla em inglês), como medida de economia a ser adotada em Fortaleza.

Os semáforos da avenida Bezerra de Menezes foram os primeiros a receber lâmpadas de LED, que gastam 25% da energia de uma lâmpada convencional com eficiência maior. “Na próxima licitação vamos instituir lâmpadas LED na iluminação das grandes avenidas”, completa Bezerra. Segundo ele, duas lâmpadas estão em teste no cruzamento da avenida Dom Luís com rua Tibúrcio Cavalcante.

Mobilização
Muito mais que ação de governos, a “Hora do Planeta” convida a adesões individuais. A servidora pública Augusta Rocha conta que vai envolver os quarenta vizinhos de condomínio na campanha.

Ela explica que já divulgou por e-mail e, na hora, o reforço será por interfone. “Não vai ser difícil conseguir 100% de adesão porque a avenida ilumina bem”, justifica Augusta.

Por quê
ENTENDA A NOTÍCIAApagar as luzes é gesto simbólico a favor da redução de emissões de gases que influenciam nas mudanças climáticas. Mais do que isso, porém, é preciso reduzir o consumo diário e aumentar o uso de fontes alternativas.

ADESÕES

Além de Fortaleza, outras três cidades cearenses formalizaram participação na Campanha “Hora do Planeta”: Baturité, Groaíras e Quixadá.

O Shopping Benfica também aderiu à Campanha. A área de passeio e todas as lojas ficarão a meia luz entre 20h30 e 21h30 de hoje

No site da campanha (horadoplaneta.org.br) também declararam participação a Prefeitura de Piquet Carneiro e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABHI) do Ceará.

Em todo o país, mais de 60 cidades vão promover a campanha, 17 delas são capitais.

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

Cuidar do planeta deve ser uma tarefa de todos nós sem exceção. Cuide você também.