sexta-feira, 17 de junho de 2011

ANALISE ESTA SITUAÇÃO

16/06/2011 - 15h35

Região da Grande Rio despeja 1/3 de esgoto sem tratamento

Publicidade
DA AGÊNCIA BRASIL
A região metropolitana do Rio de Janeiro teve um avanço no que se refere à coleta e ao tratamento de esgoto nos últimos dez anos. No entanto, 31,5% do esgoto residencial produzido na Grande Rio ainda são jogados diretamente no ambiente e 19,3% das residências sequer têm acesso à rede coletora de esgoto, segundo dados de 2010.
As conclusões são do estudo "Desafios do Saneamento em Metrópoles da Copa 2014: Estudo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro", divulgado nesta quinta-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
Segundo o coordenador do estudo, Fernando Garcia, o número de domicílios atendidos por rede de esgoto passou de 2,08 milhões em 2000 para 3,17 milhões em 2010, ou seja, um aumento de 53%.
O ritmo de crescimento, de 4,3% por ano, é ligeiramente superior à média nacional, que foi de 4,2% por ano no período.
Apesar desse avanço, ainda há 753 mil domicílios sem acesso à rede de esgoto, ou seja, 19,3% do total das residências da Grande Rio.
Para Garcia, o quadro é ainda pior quando se avalia o tratamento do esgoto, mesmo daquele que é coletado pela rede.
O esgoto de 1,2 milhão de moradias não é tratado o que representa 31,5% do total produzido na Grande Rio.
Em 11 dos 20 municípios da região, 100% do esgoto produzido são despejados diretamente no meio ambiente.
"Isso é preocupante porque tem um impacto na saúde e um impacto ambiental muito grande. Uma parte substantiva desse esgoto não coletado corre naturalmente para a baía de Guanabara, isso tem um impacto ambiental que é muito severo, mas que pode ser recuperado num período relativamente curto de tempo", disse.
Segundo o estudo da FGV, seriam necessários R$ 250 milhões por ano, até 2014, para universalizar a coleta e o tratamento de esgoto na região metropolitana do Rio.
O ganho seria sentido não apenas no ambiente, mas também na qualidade de vida da população. A pesquisa da FGV estima que as vidas de 400 crianças seriam salvas por ano, com a consequente melhoria na saúde pública trazida pela universalização do saneamento básico.
"Se até lá [até a Copa] conseguirmos melhorar as condições de saúde da população, do ambiente, das praias, da baía de Guanabara, os turistas que vamos receber nos próximos anos vão ter uma impressão muito melhor. Isso tem um efeito duradouro sobre o turismo e a renda. Além disso, haverá um ganho expressivo de qualidade de vida da população dessas regiões", disse.
A universalização do saneamento na Grande Rio poderia também gerar um ganho de renda para as famílias, uma vez que, de acordo com a FGV, espera-se um crescimento da produtividade do trabalhador que vive em áreas com saneamento adequado.
Segundo o estudo, estima-se que poderá haver um aumento de 2,6% da renda média da população na região, ou seja, R$ 443 milhões por mês.
www.folhaonline.com.br

Um comentário:

TEATRO PLURAL disse...

Espetáculo teatral "GAIA" abre o @Eneeamb2011 - Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental.O nome GAIA , foi inspirado na mitologia grega, segundo a qual, Gaia, Géia, Gea ou Gê era a deusa Terra, a Mãe Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda.
O espetáculo, com duração aproximada de 60 minutos, visa reforçar isto, mas, alertando o quanto esta capacidade geradora tem sido testada por nós na história da humanidade, levar à reflexão de que apenas a sustentabilidade pode fazer com que a vida e os recursos naturais permaneçam eternamente sendo renovados e/ou preservados.