domingo, 5 de junho de 2011

DIA DO MEIO AMBIENTE NÃO É SÓ HOJE

DIGNIDADE AMBIENTAL

   O  mundo moderno vem sendo palco de diversas alterações que acabam dando a todos o medo e a apreensão em relação ao futuro do planeta. Que mundo herdarão nossos filhos ou netos? O que será do planeta daqui a alguns anos? Para muitos tais indagações são frutos de especulação ou ideias de quem quer atrapalhar o desenvolvimento , pois o planeta é capaz de fornecer recursos initerruptamente e gerar riquezas sem esgotamento da natureza. Acontece que a cada dia vemos que nosso modelo de desenvolvimento baseado na exclusão e sem reflexões ambientais tem provado que está equivocado e que necessitamos urgentemente de engajar cada cidadão seja dirigente ou não dos rumos das nações na luta por uma natureza melhor e por um mundo sem injustiças sociais e ambientais.
  O planeta precisa de todos os indivíduos na concretização da valorização do ambiente e na busca de uma relação harmônica com a natureza deixando de lado a concepção meramente utilitarista dos recursos naturais e partindo firmemente para uma visão de que precisamos nos dar conta da finitude dos bens do planeta e criar urgentemente novas relações sociais e econômicas para mudar o foco de ação dos indivíduos em relação ao meio ambiente. É preciso investir em processos de educação ambiental sejam na escola como em todos os setores da sociedade. A simples punição pelos danos ambientais certamente não resolverão os dilemas que hoje vem ocorrendo em nosso mundo e é preciso buscar uma nova concepção de Educação que leve a todos a formação crítica, consciente e realmente competente em todos os sentidos.
  A luta por um ambiente digno ecologica e socialmente deve fazer parte dos processos de gestão empresariais e governamentais , pois além da fiscalização cada cidadão deve agir conscientemente em relação às agressões ambientais. E preciso gerar reflexões sobre o modo de vida que levamos atualmente onde o  individualismo , o egoísmo e a alienação fazem parte do contexto de vida de muitos. É preciso estimular a solidariedade, a percepção ambiental e fomentar de forma decisiva a construção de um mundo justo, sem agressões ambientais e com igualdade em todos os sentidos da vida. Seria utopia?
Autor: FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA, PROFESSOR

Nenhum comentário: