sábado, 25 de junho de 2011

UMA REFLEXÃO SOBRE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A responsabilidade ambiental em nossas mãos

O grande diferencial para o equilíbrio ambiental é a participação, com qualidade, da comunidade
25.06.2011| 01:30


Germana Costa Paixão
Coordenadora do curso de Ciências Biológicas à distância/UAB-Uece e coordenadora do Curso Agentes ambientais/Uane
Hoje, mais do que em qualquer outro momento histórico, os cidadãos estão sendo convocados a repensar seu papel na preservação do meio ambiente.

Todos os dias somos bombardeados por questões ambientais de naturezas diversas: desmatamentos, desertificação, novo código ambiental, poluição, consumo racional da água, exploração da floresta amazônica, mudanças climáticas, dentre outros. Quase sempre pensamos que essas discussões estão muito além de nós, pois envolvem fatores complexos que perpassam por uma agenda de políticas governamentais, ou seja, a “culpa” das agressões ao meio ambiente é sempre dos outros. Dificilmente refletimos como nossas atitudes individuais podem estar se coadunando para a destruição da saúde do meio ambiente.

A preocupação mundial com o meio ambiente é antiga e ganhou especial visibilidade na ECO 92. Passados 19 anos dessa marcante conferência climática, vários problemas ambientais ainda carecem de soluções. É inegável que as condições do meio ambiente, em geral, só pioram. No último dia 5 de junho comemoramos mais um dia mundial do meio ambiente e da ecologia. Mas será que temos tanto a festejar? Não seria melhor usar essa data para lembrarmos de cuidar do meio ambiente pelo resto do ano?

Não somos meros coadjuvantes da natureza. Temos papel de protagonismo, pois nossas ações individuais são determinantes nas suas transformações. O meio ambiente é único, complexo, indivisível, interdependente. Nesse sentido, o curso de Agentes ambientais promovido pela Universidade Aberta do Nordeste em parceria com a Universidade Estadual do Ceará se propõe a colaborar no esclarecimento da sociedade sobre os efeitos ambientais das atividades humanas, discutindo temas que despertarão a reflexão crítica, a consciência cívica e a responsabilidade individual de todos sobre problemas socioambientais do Brasil.

Entendemos que o grande diferencial para o equilíbrio ambiental é a participação, com qualidade, da comunidade. Para tanto, devemos instrumentalizá-la com conhecimentos teóricos e práticos voltados para ações de fiscalização do meio ambiente, fazendo com que cada um de nós se sinta um elo forte na corrente de transformação das práticas destrutivas hoje vigentes e, em grande parte, impulsionadas pelo consumo exagerado gerado pelo capitalismo sem regras.

Nossos novos agentes ambientais deverão ser capazes de cobrar do poder público ações globais e estruturais, porém farão com mais propriedade já que estarão fazendo sua parte atuando como disseminadores de boas práticas de proteção, preservação e conservação dos recursos naturais, prevenindo situações do cotidiano que possam causar danos ao meio ambiente. A preservação do meio ambiente é um compromisso coletivo. Não bastam boas intenções. É necessário ação. Faça parte da solução. Seja um agente ambiental da sua comunidade.
Fonte: JORNAL O POVO - COLUNA OPINIÃO

Nenhum comentário: