sábado, 18 de junho de 2011

LEIA E DIVULGUE

A relação do homem com o meio ambiente

18.06.2011| 01:30


Durante muito tempo, o homem viveu em entendimento, em harmonia com o meio ambiente. Tudo o que ele retirava da natureza era para consumo próprio, e suas intervenções não alteravam consideravelmente o meio em que ele vivia. Esse cenário foi mudando à medida que o tempo passava e a indústria se desenvolvia. As fábricas degradavam o meio ambiente com suas máquinas movidas a carvão e com seu consumo desenfreado dos recursos naturais. A burguesia visava somente aos lucros da produção industrial, sem se importar com a deterioração das áreas naturais do planeta.

O processo de industrialização pelo qual o mundo passou (e ainda passa) não gerou apenas empregos, maior expectativa de vida e melhor distribuição da renda, trouxe-nos também problemas ambientais, como a contaminação do solo e dos recursos hídricos. Hoje em dia, são as grandes potências mundiais as principais responsáveis pela degradação do meio ambiente. Esse cenário só mudará a partir do momento em que o homem perceber o mal que faz à natureza, com sua ambição, tecnologia e ignorância.

E o que fazer para reverter esse processo de destruição que o nosso planeta está vivenciando? A melhor solução é cada um fazer sua parte. E essa ajuda vai desde pequenas ações como não jogar lixo na rua e fechar a torneira quando estiver escovando os dentes até o consumo de energia limpa e reciclagem de materiais em grandes empresas. Somente com a colaboração de todo o mundo é que podemos viver em um lugar melhor.

Daniela Gomes
9ª Série Colégio Farias Brito

Nenhum comentário: