domingo, 12 de junho de 2011

FORNO SOLAR

Forno solar é alternativa ecológica no Interior

Oficinas estão sendo desenvolvidas em cidades do Interior para apresentar o forno solar, uma alternativa econômica e sustentável para comunidades cearenses
11.06.2011| 17:00



O sol, no interior do Ceará, é fonte de energia capaz de substituir o gás de cozinha e a lenha. Pesquisadores estão divulgando pelo Interior, através de oficinas para fabricação de forno solar, o utensílio formado com materiais recicláveis, como papelão, vidro, alumínio e plástico.

A ideia, apesar de antiga, está sendo ampliada pelo químico ambiental Lúcio Galvão, que pretende levar o método alternativo a todo o território nordestino. Ele explica que o forno solar é um instrumento que otimiza a relação do ser humano com o ambiente, gerando uma conscientização ambiental e sustentável.

Lúcio Galvão, que também é professor da Universidade Estadual do Ceará, (Uece), desenvolve projeto de extensão para divulgar o forno solar em comunidades no interior do Estado. “A ideia principal desse projeto é capacitar as pessoas para tornarem-se multiplicadoras, ou seja, quem aprender a construir e usar o forno solar ensina aos outros da comunidade”.

Ele explica que são necessários dois dias para a realização da oficina. No primeiro dia, é feita uma formação teórica, explicando conceito, funcionamento, vantagens e desvantagens do uso do forno solar. O segundo dia é destinado à prática, quando cada participante aprende a confeccionar o próprio forno.

No local da oficina, são colocados dois fornos solares para mostrar o funcionamento do utensílio em tempo real. Lúcio explica que o método é interessante, porque as pessoas, em geral, chegam descrentes às oficinas. “De início as pessoas não acreditam que cozinhar numa caixa de papelão funcione. A indagação inicial é sempre a mesma: ‘Será que isso cozinha mesmo?”, conta ele.

Lúcio reconhece os obstáculos culturais que dificultam a aceitação das pessoas devido ao receio quanto à higiene do aparelho. Entretanto, ele assegura que o forno solar não traz prejuízo algum ao usuário, já que o cozimento por condução lenta de calor e em sistema fechado impede que fatores externos entrem em contato com o alimento. (Liana Dodt, especial para O POVO)

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A proposta de utilização do forno solar tem sido divulgada por alguns pesquisadores através de oficinas pelo Interior. O aparelho seria uma alternativa econômica e sustentável, capaz de substituir o uso de lenha e de gás.

Fotógrafo ensina como construir forno solar

Em um blog pode-se obter informações sobre como construir um forno solar e como utilizá-lo. O fotógrafo José Albano trabalha na divulgação do "forno solar alternativo e antipoluidor"
11.06.2011| 17:00
O forno solar é feito com caixas de papelão
  (DIVULGAÇÃO) 
O forno solar é feito com caixas de papelão (DIVULGAÇÃO)
O trabalho de divulgação do forno solar alternativo é promovido pelo fotógrafo e naturalista José Albano. Com interesse no Ceará, ele levou a proposta aos municípios de Senador Pompeu, Sobral, Maranguape, Icapuí e Guaramiranga.

José Albano diz que é comum perceber entre os participantes um preconceito com relação à comida aquecida pelo Sol. De acordo com ele, a temperatura do forno é suficientemente alta para impedir a proliferação de microorganismos, o que garante a esterilização dos alimentos.

Ele ressalta o fato de muita gente achar que o forno solar só funciona em lugares muito quentes, como Sobral e Teresina. Sobre isso, ele diz que a temperatura do ambiente não influencia diretamente no funcionamento do forno, já que este serve como isolante térmico, bloqueando a entrada ou saída de calor do recipiente. “O que interessa é a luz do sol, não o calor que o ambiente transmite”, explica José Albano.

Ele conta que conheceu a ideia do forno solar através de um site americano em 2004. Ele pesquisou e adaptou a proposta para o Ceará, criando um modelo de forno com tampa de plástico, mais adequado às cidades próximas à linha do Equador. Segundo ele, o modelo adaptado já é conhecido e utilizado em outros lugares.

A pesquisa de José Albano sobre forno solar relaciona-se à permacultura. “Permacultura é criar um mundo que seja viável para seus filhos e netos, para as gerações futuras. É fazer uso dos recursos naturais de maneira que esses recursos não se esgotem. O forno solar alternativo e antipoluidor faz parte dessa ideia”, diz ele.

O fotógrafo tem um blog dedicado ao forno solar, onde ele explica passo a passo como se constrói o aparelho. Para ele, o blog Forno Solar: você ainda vai ter o seu é uma forma eficiente de difusão da proposta. Para saber mais sobre o forno solar, acesse www.fornosolar.wordpress.com.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O fogão solar tem vantagens, além de ser ecológico. O problema é que o cozimento da comida é bem mais lento. Além disso, não dispensa o uso do fogão tradicional, pois não é viável para aquecer um café pela manhã.

SAIBA MAIS

O químico ambiental Lúcio Galvão, professor da Uece, desenvolve projeto de extensão para divulgar o forno solar em comunidades no Interior.

Tauá e Arneiroz, municípios da região dos Inhamuns, já foram contemplados com o projeto. Lúcio afirma que as oficinas são compostas de 15 a 20 participantes, cada um representando uma família diferente para se alcançar um maior número de famílias na comunidade.

Vantagens do forno:
equipamento barato e fácil de usar; reduz o trabalho de cozinhar: toda a comida é colocada no forno ao mesmo tempo e não precisa ser mexida ou vigiada durante o cozimento, pois não queima e deixando o usuário livre para outras atividades. Não causa incêndios nem queimaduras. Possibilita a utilização, em dias nublados, como ambiente térmico
fonte; JORNAL O POVO

Nenhum comentário: