12/04/2011
Pesquisa sobre consumo consciente
É notável que, cada vez mais, ONGs, empresas, escolas e poder público têm discutido conceitos de sustentabilidade –como diminuir o impacto de suas atividades a fim de atender nossas necessidades atuais sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades.
Esse é um papel, aliás, que cabe a todos – os cidadãos também podem (e devem) ser ativos na construção de um mundo mais sustentável.
Pensando nisso, duas pesquisadoras que estudam o desenvolvimento sustentável no varejo decidiram agora realizar uma pesquisa para avaliar o grau de conhecimento das pessoas sobre consumo consciente e sobre seu comportamento de compra em mercados e supermercados.
“Um dos papéis mais cotidianos que temos em nossa vida é o de consumidores – você já parou para pensar em quantos dias da semana você não compra absolutamente nada?” – pergunta Kavita Miadaira Hamza, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coautora do levantamento.
Nesse sentido, completa Hamza, o consumidor pode ter um papel fundamental ao cobrar dos fabricantes e varejistas o comprometimento com ações sociais e ambientais para melhorar a qualidade de vida da população.
“O varejo é muito presente no dia a dia das pessoas – tanto nas compras de alimentos quanto nas aquisições de roupas, eletrodomésticos e produtos de higiene e beleza, entre outros”, comenta a administradora Denise de Abreu Sofiatti Dalmarco, aluna do MBA de sustentabilidade da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas).
“Por isso queremos estudar qual a relação dos consumidores com o varejo e tentar traçar possíveis caminhos que façam com que ambos – consumidores e varejistas – busquem soluções integradas para equilibrar a difícil equação entre o aumento do consumo e o desenvolvimento sustentável”, explica Dalmarco.
Para participar da pesquisa, basta acessar o site https://www.surveymonkey.com/s/consumo_varejo ou clicar aqui.
Os resultados serão publicados em primeira mão aqui neste blog!
Conheça mais sobre consumo consciente por meio do Instituto Akatu, liderado por Helio Mattar, que faz parte da rede de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab e trabalha para disseminar o conceito e a prática do consumo consciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário