sexta-feira, 15 de abril de 2011

atenção para esta novidade

Municípios têm desafio de acabar com lixões até 2014

Aprovada em agosto do ano passado, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305) está numa fase de muito “trabalho”. É o que afirmou na manhã de hoje o secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Costa, em debate promovido pela Envolverde. A lei traz uma série de mudanças que, como ele definiu, “coloca o Brasil em condição de igualdade com os países desenvolvidos”.
Todas as cidades do país terão até o dia 2 de agosto de 2014 para acabar com lixões e passar a destinar apenas rejeitos em aterros sanitários. É um desafio e tanto considerando que 50,8% dos 5.565 municípios brasileiros ainda possuem lixões, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico de 2010. Outro ponto é que rejeitos são diferentes de resíduos. Isso significa que somente o que não puder ser reutilizado, reaproveitado ou reciclado deverá ser aterrado.
Outra meta trazida pela Lei é que todos os municípios do país terão que ter um plano de resíduos. A cidade que não tiver um plano até 2 de agosto de 2012 ficará impossibilitada de acessar recursos da União.

FONTE:http://www.revistaforum.com.br/blogdascidades/

Nenhum comentário: