quarta-feira, 20 de abril de 2011

PARA REFLETIR

POR UM MUNDO ECOLOGICAMENTE JUSTO 


Publicado em
2011-04-16
Em tempos atuais, a visão ecológica e a concretização de ações que busquem um mundo melhor de modo a garantir um futuro sustentável deve ser uma meta perseguida por todos os setores da sociedade. A luta pela dignidade ecológica tem de estar presente onde estivermos, seja na empresa, na escola, na comunidade ou nos ambientes de relacionamento.

É vital a promoção de ideias em prol da sustentabilidade, engajamento ecológico, ética ambiental e empenho coletivo por um mundo melhor para todos os indivíduos que nele habitam e com ele se relacionam. Mas a busca por um mundo ecologicamente justo só tem força se houver união, competência no processo de engajamento e alternativas que gerem processos educativos.

A crise ambiental promovida pela utilização dos recursos naturais com vistas meramente econômicas vem se aprofundando devido a falta de consciência coletiva. É responsabilidade da comunidade como um todo denunciar agressões e realizar ações cotidianas para findar a degradação exacerbada do planeta.

É indispensável que cada cidadão procure ser levado a acreditar na possibilidade de gerar menos destruição através de atitudes comprometidas com o ambiente e com os seres que nele vivem. O processo educativo é a chave para evitar tantas agressões e estimular o cumprimento das leis e preceitos que vão de encontro a uma nova forma de pensar a relação com o nosso planeta.

Conscientes de que precisamos fazer algo pelo planeta, e somente por meio de atitudes que valorizem os seres que nele vivem, poderemos reduzir as agressões ambientais que hoje fazem parte dos noticiários e causam tanto temor pelo futuro das novas gerações.

É de grande valia que os indivíduos sejam educados para a preservação dos recursos naturais e a geração de justiça ambiental, cidadania e ética para um mundo novo sem tanta degradação do meio ambiente e, consequentemente, da vida das pessoas.

Nenhum comentário: