sexta-feira, 15 de abril de 2011

UMA REFLEXÃO MAIS DO QUE NECESSÁRIA

QUE TIPO DE MUNDO VOCÊ QUER PARA SEUS FILHOS? 

Publicado em
2011-04-14
Esse questionamento deveria ser feito a todos os membros da sociedade quando se procura discutir a problemática ambiental moderna num modelo de vida marcado essencialmente pelos interesses econômicos e na visão utilitarista que faz parte da maioria das ações das pessoas em função do capital e na famosa regra da sobrevivência. No entanto sabemos que o tal modelo de desenvolvimento que hoje temos tem naturalmente um limite e que pode levar a uma destruição sem precedentes de nosso planeta. A visão economicista moderna procura desvirtuar as propostas ecológicas e duvida furiosamente das previsões alarmistas das catástrofes ambientais vindouras e já comprovadas cientificamente. Os problemas ambientais não podem ser de forma alguma deixados de lado, pois vemos todos os dias situações ambientais provocadas pelas mudanças e alterações no ciclo natural do planeta e que podem conduzir a caminhos tortuosos se não formos suficientemente motivados a uma nova visão de vida e de condução dos rumos do modelo de desenvolvimento hoje em proposta pelas grandes corporações econômicas.
As visões ambientais que hoje estão presentes nos grupos econômicos procuram fazer a teoria do remorso ou a lei da compensação, no entanto não procuram entrar no cerne do grande problema ambiental que hoje é vislumbrado em um modelo de economia provavelmente suicida e que pode comprometer seriamente nosso futuro. A situação pode ser revertida se houver consciência , se houverem novas visões de desenvolvimento , se forem tomadas decisões que busquem a eficiência econômica em consonância com a perspectiva de um mundo equilibrado em termos ecológicos e que promova justiça social em todos os níveis. A luta por uma situação tranqüila em termos ambientais tem profundas raízes na mudança nos paradigmas de desenvolvimento e numa concepção moderna de entendimento da sociedade para que sejam reduzidas todas as formas de opressão e de agressão aos homens e todos os membros do ambiente de vida.
A natureza precisa urgentemente de um processo de construção de idéias que envolvam a perspectiva de uma nova forma de encarar os recursos do planeta e uma profunda reflexão sobre o papel do homo sapiens na construção e ocupação do espaço para sobrevivência e para a garantia de condições básicas de sobrevivência a todos que habitam a nave terra neste momento e no futuro. A visão ambiental não deve ser simplista e deve contemplar o desejo de mudança e buscar a redução das desigualdades tão evidentes no planeta e reduzir o abismo que separa os poucos privilegiados dos que hoje não tem sequer água potável para necessidades básicas. Não podemos entender um modelo de desenvolvimento que envolve a manutenção de desigualdades sociais e a geração de tantos deserdados e povoa grande parte do mundo de miséria e pobreza que faz com que muitos não tenham acesso a alimentos, água e qualidade de vida digna.
A missão ecológica de todos é antes de tudo a geração de um processo educativo que seja de qualidade e tenha engajamento e compromisso para o bem de todos que habitam nosso planeta. Falar de ecologia sem falar de justiça social ou de redução de desigualdades não contempla o verdadeiro sentido do pensamento ecológico necessário no novo milênio. Vivemos a era do desenvolvimento tecnológico cada vez mais acelerado e sabemos que as formas de intervenção na natureza alcançam níveis cada vez mais rápidos e eficientes no sentido da destruição. Esse modelo de sociedade deve ser questionado para fazer com que surja novas formas de intervenção na natureza e uma proposta diferenciada de ação sobre o planeta para reduzir de forma rápida e eficaz os efeitos de um processo que não pode ser sustentável nem ecologicamente viável. A decisão é nossa, pois o planeta precisa de atitudes para o bem de todos os seus habitantes no sentido pleno de que é primordial para a terra a mudança de hábitos, idéias e visões de desenvolvimento.
professor, mestre em educaçao, escritor do livro PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE UMA AÇÃO DE CIDADANIA.Estou no twitter. twitter.com./PROFDJACYR, mantenho ação nos blogs aprendizesdanatureza.blogspot.com, caosnaeducacao.blogspot.com e radiouivintes.blogspot.com

Nenhum comentário: