segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PARA REFLETIR E AGIR

EU SEI, MEU PAI É CATADOR...

Semana passada, parei num posto de combustíveis para abastecer o carro.Baixei o vidro e um menininho de olhos sapecas apareceu na minha janela. Queria um trocado. Falei que não tinha. Ele murchou. Perguntei o que ele ia fazer com o dinheiro e ele me disse que ia comprar um picolé. Deixei que ele pegasse o tal do picolé na minha conta. Correu na loja do posto e voltou uma alegria só.

Nessa época do ano, um sorriso de criança parece ser ainda mais contagiante.Tão forte que faz até a gente não se irritar com o trânsito da Antônio Sales ao cair da noite. Pois bem. Eis que menininho danado abre a embalagem do picolé e deixa cair o saco plástico no chão. Não resisti: chamei e disse que lugar de lixo era no lixo. E ele me respondeu: “Eu sei, meu pai é catador”. Nem tinha me dado conta, mas tinha, sim, um catador ali no posto; o menino acompanhava o pai durante o trabalho.

A resposta certeira do menino mexeu muito comigo. Nem reparei se ele pegou o saco do picolé do chão, muito menos me despedi. Paguei a conta porque o frentista não ia me deixar ir embora sem fazer isso, mas a verdade é que a imagem daquela criança tão frágil acompanhando o pai numa lida tão ingrata me incomodou profundamente. Embora tenha ele falado do pai com um certo orgulho e o pai tivesse mesmo uma cara de gente boa, me abalei com o fato de aquele pai não ter condições de pagar um picolé ao filho.

De uns tempos para cá, Fortaleza teve suas ruas tomadas por catadores. Uma legião de pessoas humildes quase nunca vistas como trabalhadores. Fala-se sempre e cada vez mais de sustentabilidade, o discurso ecologicamente ganha força, mas, na prática, pouca coisa mudou. O trato com o lixo e quem dele tira seu sustento, por exemplo, é prova disso. Crucial para o futuro, o mercado da reciclagem não avança em dignidade na mesma proporção que cresce o dinheiro que movimenta. Enquanto isso, vamos nos acostumando com uma realidade mais suja e menos humana.

Magela Lima - Editor-executivo do Núcleo de Cultura e Entretenimento
magela@opovo.com.br  
pUBLICAO ORIGINALMENTE NA COLUNA DE OPINIÃO DO JORNAL O POVO - 13 /12/2010

Nenhum comentário: