terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CENTRO DE REFERÊNCIA AMBIENTAL - PARQUE DO COCÓ

Centro de Referência Ambiental é inaugurado no Parque do Cocó

Instalação servirá como base para frequentadores e estudantes se informarem e aprenderem mais sobre a história e o perfil do local

   


A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) inaugurou, na manhã da última quarta-feira (22), o Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó, próximo ao anfiteatro à margem da avenida Padre Antônio Tomás.
O espaço servirá de ponto de apoio e informação, permitindo aos visitantes conhecer um pouco mais do local. As informações que servirão aos frequentadores serão na forma de painéis com fotos e textos introdutórios, além de palestras e vídeos apresentados pelas monitoras do parque, que hoje já são responsáveis por guiar visitas agendadas. O prédio, que possui dois andares, ainda deverá ter novos espaços e atrações.
“O Centro de Referência é mais um instrumento para quem visita o parque. Entrará dentro do roteiro dos visitantes que agendam visita monitorada. As escolas que passam aqui diariamente vão conhecer um pouco mais sobre o Cocó antes de explorar as trilhas, através das exposições” – resume a gerente do Parque do Cocó, Flávia Prado, segundo a qual a inauguração é apenas o começo: “O andar superior do Centro deve ser usado como auditório, local de leitura, etc.”.
A sua construção custou aproximadamente R$ 700 mil, provenientes de compensação ambiental. O horário de funcionamento será de 7 às 11 horas e de 13 às 17 horas, todos os dias.
“O Centro de Referência do Cocó será um espaço dedicado à sociedade, onde as pessoas poderão trazer suas opiniões, sugestões e até mesmo fazer uma gestão compartilhada. O Parque é imenso e precisamos da participação da sociedade. Isso pode ser a base dessa administração além, claro, da educação” – disse a Superintendente da Semace, Lúcia Teixeira.
Lúcia comemora a estruturação do Parque como sinal de desenvolvimento da gestão ambiental do Estado e da própria Semace: “A sociedade está muito mais informada e informação é força. Nos últimos três anos, houve um incremento muito grande no desenvolvimento econômico do Ceará e por conta disso percebe-se que a Semace não estava preparada, que era pequena. Então, já começamos a nos preparar agora, tanto com recursos humanos, quanto tecnológicos. A tendência é que a gestão seja mais profissional, equilibrada, adequada”.
Exposições
A inauguração abriu duas exposições, que contam com painéis e textos instrutivos: uma sobre o próprio Parque do Cocó (apresentando sua história, características, fauna, flora e outras atrações) e outra sobre as unidades de conservação (UCs) estaduais geridas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
A primeira será fixa, enquanto o espaço destinado à segunda terá rodízio. Segundo a gerente do Parque, a bióloga Flávia Prado, qualquer cidadão ou entidade poderá contribuir com exposições.

A exposição sobre o parque é chamada “Do rio com o mar nasceu o mangue que se fez Parque” e terá caráter permanente no centro de referência. Já a que envolve todas as unidades de conservação sob gerência da Semace, recebe o título “Além da imagem: tempo e vida nas Unidades de Conservação”. Ela permanecerá por um período no espaço e, em seguida, deve se tornar itinerante, de forma a ser exposta em futuras ações educativas em todo Estado.

Você Sabia?
O Parque do Cocó possui visitas guiadas, onde o público conta com a ajuda de oito monitoras para conhecer melhor o local. Elas ficam à disposição de segunda à sexta para acompanhamento nas trilhas. Nos finais de semana, elas ficam à disposição apenas para informações, devido ao número maior de frequentadores. Para agendar visita guiada e maiores informações, você pode ligar para 3271-6589.

fonte: O ESTADO VERDE

Nenhum comentário: