sábado, 23 de outubro de 2010

NOVIDADE

Picolé e preservação da biodiversidade



Veja também
 

No último domingo, ao terminar de chupar um picolé Kibon observei algo escrito no palito e fiquei empolgada: Ôpa, fui premiada! Ligeira, pus os óculos para “ler o palito”,certa de que estava prestes a ganhar um picolé, mas o que li foi a frase “madeira de reflorestamento”.
Boa surpresa! A Kibon está de parabéns, uma iniciativa simples e positivamente impactante. Aí está uma ação de marketing com cuidados ambientais, responsabilidade social e foco no negócio, além de educativa. Gostei tanto, que trouxe o palitinho para casa.Ações simples podem agregar valor a um produto ou marca e principalmente,mostrar que é possível produzir com foco na sustentabilidade e ainda orientar consumidores.
Pesquisando, descobri que desde o ano de 2000, a Kibon, uma divisão de sorvetes da Unilever, no Brasil, optou pela utilização de palitos de picolé confeccionados com madeira certificada, extraída totalmente de árvores de reflorestamento com manejo sustentável. Confesso que não conhecia o projeto da empresa, apesar de há muito saber do comprometimento da Unilever com a responsabilidade social.
O reflorestamento é uma forma de reconstituir a mata o mais parecido possível com o seu estado natural. Mesmo que seja com fim unicamente comercial, como reflorestamento de eucalipto ou madeira para garantir matéria prima de forma sustentável para as indústrias, é também uma forma de preservar a biodiversidade.
Não ganhei outro picolé, mas de alguma forma senti-me premiada, principalmente nestes dias da 10a Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica. A reunião começou ontem, em Nagoya, no Japão, e 193 países debatem até o dia 29 de outubro um Plano Estratégico mundial para a preservação da diversidade biológica.
 Publicado no JORNAL O ESTADO VERDE.

Nenhum comentário: