domingo, 31 de outubro de 2010

VEJA ESTA AÇÃO

Estudantes fazem pufes com material reciclável

Alunos de uma escola pública do Bairro Ellery confeccionam 12 pufes a partir de 300 garrafas PET. Além de diminuir a quantidade de lixo no bairro, a atividade vai viabilizar a festa de fim de ano da turma
30.10.2010| 18:00

A turma que participa do projeto irá vender os pufes para viabilizar a festa de fim de ano (FOTO RAFAEL CAVALCANTE

)
No Ceará, quem joga alguma coisa no lixo diz que vai “rebolar no mato”. Talvez por conta da expressão, há quem não se espante com tanta sujeira jogada nas ruas. Alunos do 9° ano de uma escola pública Honório Bezerra, no Bairro Ellery, dão o exemplo e destinam corretamente parte desse material. Neste mês, eles começaram na escola a confecção de 12 pufes com 300 garrafas PET.

Atentos à explicação de como se faz os pufes, eles partem para a prática, quando cortam e unem as garrafas, dando forma aos móveis. A atividade de reciclagem é organizada por estudantes de graduação do Instituto Federal do Ceará (IFCE), antigo Cefet, que cumprem a disciplina “Projetos Sociais”. A confecção dos pufes envolve cerca de 50 alunos da escola. A expectativa é vender os produtos entre R$5 e R$10 para viabilizar a festa de fim de ano da turma.

Projeto
O professor de informática da escola, Eduardo Girão, explica que a confecção dos pufes integra o projeto de “Webquest” da turma, em que os alunos são convidados a pesquisar e desenvolver um produto a partir de um tema proposto. “Nossa ideia é que toda a escola tenha preocupação ambiental, e essa é uma forma de desenvolver isso. Eles trazem garrafas para cá”.

A aluna Mayara de Fátima, de 15 anos, conta que a atividade ajuda a evitar desperdício de garrafas, transformando-as em algo útil. “O pessoal (do bairro) não tem educação. Eles jogam sacos plásticos e garrafas nas ruas. Seria bom que outros projetos como esse fossem feitos ou que outros materiais fossem usados para fazer coisas úteis”, opina.

O estudante de Hotelaria do IFCE, Bruno Santana, diz a atividade com garrafas PET sensibiliza os alunos a utilizar outros produtos. “A criatividade é individual. A ideia é espalhar a iniciativa”.

PET é a sigla para o politereftalato de etila, o mais resistente plástico para fabricação de garrafas e embalagens para diversos produtos industrializados. A primeira amostra desse material foi desenvolvida pelos ingleses Whinfield e Dickson, em 1941. Estima-se em mais de cem anos o tempo de degradação do PET no meio ambiente. Em 2008, o Brasil consumiu cerca de 462.000 toneladas do produto.


E-Mais


FAÇA O SEU PUFE COM GARRAFAS PETMaterial: estilete, tesoura, fita gomada, papelão e material alcochoado

1. Separe 32 garrafas PET limpas, da mesma cor e com tampa.

2. Corte a parte superior da garrafa. Coloque essa parte na base da garrafa cortada

3. Encaixe uma garrafa inteira na base formada.

4. Junte, com fita gomada, essa estrutura duas a duas, quatro a quatro, e assim sucessivamente, até formar um cubo com 16 bases.

5. Coloque uma base de papelão para nivelar e uma base de borracha ou
esponja para deixar o produto acolchoado.

6. Cubra com tecido com elástico ou decore à vontade

O PET chegou ao Brasil em 1988, mas somente a partir de 1993 passou
a ter forte expressão no mercado de embalagens, notadamente para os refrigerantes.

FONTE: Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET) e site reciclevoce.com.br
Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

Nenhum comentário: