segunda-feira, 4 de outubro de 2010

empresas e ética ambiental - leia este texto

Ética ambiental e o futuro das empresas

A preservação do planeta passa pela conscientização de todos: consumidores, empresas, órgãos governamentais etc. Pensar o amanhã é nossa obrigação. Porém sem esforço não será possível diminuir os impactos já sentidos nas mudanças climáticas atuais.

A partir da Revolução Industrial, no século 18, o crescimento econômico evoluiu em grande proporção. Para que isso pudesse acontecer, foram necessárias grandes quantidades de energia e o consumo de recursos naturais. Assim, o desenvolvimento industrial passou a utilizar e explorar gradativamente mais o meio ambiente. Novos mecanismos e formas de produção, acrescidos da exploração intensiva e sistemática dos recursos naturais, generalizaram-se e espalham-se de forma descontrolada, sem a preocupação com futuras consequências para o meio ambiente. Um dos resultados dessa expansão é o grave problema ambiental que afeta todo o planeta nos dias de hoje.

A expansão do consumo e da capacidade de produção das indústrias foi motivo de euforia para a economia de grande parte dos países industrializados, porém essa grande demanda também trouxe o uso desenfreado dos recursos naturais necessários para a produção e o desenvolvimento das indústrias. Esse consumo vem fazendo com que a conscientização quanto à importância do uso dos recursos naturais e o impacto que podem causar no futuro sejam motivo de debates em todo planeta, pois, mesmo que o esgotamento destes recursos ainda não possa ser medido, eles não são infinitos.

Empresa ética

Percebe-se que algumas organizações já vêm adotando estratégias e fazendo esforços para apagar, ou pelo menos diminuir, o impacto de seus processos na natureza. A maneira de gerir a utilização dos recursos naturais é o fator que pode acentuar ou minimizar os impactos. No caso das indústrias que têm sua produção numa crescente por várias décadas, é necessário agir para que se possam preser var todos os recursos que estão sendo utilizados. O que é preocupante, pois, como gerir o consumo desenfreado de forma ética?

O papel do setor empresarial e industrial deverá ser o de buscar novos modelos de desenvolvimento e criatividade, mudando atitudes e valores, através de processos que têm como princípio a sustentabilidade ambiental. Este novo cenário deve estar voltado para a busca do reaproveitamento de toda matériaprima ou resíduo utilizado, através de novos processos tecnológicos. Em um futuro próximo, uma empresa ética poderá ser aquela que obtiver os melhores processos de sustentabilidade em seus produtos, pois s erão concebidos pensando na preservação do meio ambiente. O produto descar tado que puder ser reciclado e reutilizado em um processo produtivo será o grande diferencial.

Responsabilidade ambiental

Futuramente as empresas deverão ter um canal de comunicação mais efetivo com seus clientes. Um produto poderá ser devolvido ao final de sua vida útil - pela sua inutilidade, defeito ou descarte e entregue em um canal de distribuição. A empresa recebe o produto devolvido e o reutiliza em sua cadeia produtiva. Isso já acontece em alguns setores. Um exemplo acontece de forma ainda tímida com algumas empresas de telefonia celular, que recolhem de seus usuários aparelhos antigos ou sem uso na troca de um novo. Essa deverá ser a concepção futura das empresas: terem responsabilidades do início ao final da vida útil de seus produtos. Os desafios para atingir a sustentabilidade são grandes. Além disso, a empresa deve estar atenta para não lançar sobre a biosfera resíduos e substâncias que provoquem qualquer dano ambiental.

As empresas e indústrias que se comprometerem nesta nova era da ecoeficiência sustentável cer tamente serão compensadas por suas atitudes éticas para com o meio ambiente e as gerações futuras. E isso nós, como consumidores, devemos exigir. Aprender a consumir de maneira responsável será imprescindível nas próximas décadas. Cabe ao governo também fazer sua parte, através de programas de responsabilidade socioambiental, investindo para um comprometimento com o conceito de sustentabilidade, que é muito falado, porém muito pouco praticado.

Emerson de Fraga Freitas,
Equipe Mundo Jovem.
Endereço eletrônico: emerson@mundojovem.pucrs.br
Artigo publicado na edição nº 396, jornal Mundo Jovem, maio de 2009, página 8.

Nenhum comentário: