sábado, 5 de junho de 2010

uma reflexão para o dia mundial do meio ambiente

MEIO AMBIENTE: A RESPONSABILIDADE DE TODOS

  Comemorar o dia mundial do meio ambiente é bastante fácil para alguns basta uma boa distribuição de mudas de árvores ou um passeio a um lugar de grande interesse ecológico. E daí? apenas efemeridades são suficientes para resolução de graves problemas que temos hoje e que se avolumam no contexto de uma sociedade que pensa apenas e obtenção da riqueza que nossos bens naturais oferecem? Os questionamentos a essa visão hoje predominante de comemorar o dia do meio ambiente e não refletir sobre nosso papel na redução das desigualdade sociais provoca em nós a necessidade de criar hábitos mais fortes das pessoas em prol do equilíbrio da natureza e da redução da falta de conhecimento que certamente acaba promovendo a degradação ambiental. Nosso papel na natureza deve ser questionado, analisado e debatido para construirmos melhores dias para os habitantes futuros do planeta.
  É certo que é urgente a mudança de hábitos e de costumes acerca de nossa visão dos recursos naturais que precisa ter no âmago das relações a busca por justiça social e a luta pelo respeito aos seres que habitam nosso planeta para redução das agressões ambientais e para a garantia de um processo educativo crítico e reflexivo de nosso papel no planeta e da necessidade de atitudes firmes e coerentes em prol de um mundo melhor para todos. A situação ambiental do planeta requer de todos nós a luta por Educação Ambiental que faça com que haja conscientização forte que não seja resumida a uma simples datas ou ocasiões efêmeras. A discussão ambiental deve está presente em todos os segmentos sociais para que haja um aprofundamento da discussão e a tomada de posição em busca de um mundo melhor e mais digno ambientalmente.
  O dia do meio ambiente é dia de reflexão e de busca por um mundo melhor livre de agressões ambientais, de miséria absoluta e de geração de situações de segregação que tem motivado a tantos problemas de nossos povos. O dia do meio ambiente é antes de tudo um momento de entendimento de nosso papel no planeta e da firme visão de que precisamos mudar nossos hábitos e costumes antes que seja tarde e nosso planeta seja inabitável para as gerações vindouras. A luta pela defesa do ambiente envolve educação, simplicidade e muita atitude para o bem do planeta e de todas as formas de vida. 

Nenhum comentário: