terça-feira, 5 de julho de 2011

energias renováveis em foco

05/07/2011 11h16 - Atualizado em 05/07/2011 11h29

Congresso sobre energia renováveis começa nesta terça-feira (5) no Ceará

Especialistas de todo o mundo estarão reunidos no Centro de Convenções.
Evento vai até 8 de julho. Objetivo é difundir experiências bem-sucedidas.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
 A partir desta terça-feira (5), especialistas do Brasil e do mundo estarão reunidos no Centro de Convenções de Fortaleza, no Congresso de Energias Renováveis da América Latina. Em um mundo em que se fala cada vez mais em consciência ecológica e sustentabilidade, o evento, que vai até 8 de julho, já é considerado um dos mais importantes do ano.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a produção de energias renováveis pode crescer de três a 20 vezes até o ano de 2050. No Ceará, por exemplo, são produzidos 517 megawats de energia eólica por ano. O suficiente para alimentar 100 mil casas. É uma das maiores produções do país e deve aumentar 4,8% a partir de 2012. O engenheiro elétrico Newton Lima, funcionário de uma das empresas fabricantes de aerogeradores no Ceará, diz que o encontro será oportunidade única de difundir experiências bem-sucedidas de trabalhos com energias renováveis. “A quantidade pessoas reunidas e a troca de experiências pode mostrar o que esse tipo de energia pode trazer de bom para a sociedade”, destaca.
Sobre o impacto ambiental de algumas fontes de energia renováveis, como por exemplo a eólica, o engenheiro é incisivo: “não há um antagonismo entre energia eólica e meio ambiente, a convivência entre eles pode ser feita naturalmente”. Para Lima, o mais importante é estudar corretamente a proposta antes de de qualquer instalação. O engenheiro fez questão de frisar que atualmente a energia eólica é considerada a mais limpa do mundo.
FONTE: www.g1.com.br

Nenhum comentário: