quinta-feira, 15 de abril de 2010

VEJA ESTA EXPERIÊNCIA

Projeto de educação ambiental em arte e educação
Vera Lucia Sasso

Relato de Experiencias Pedagogicas

Titulo: O Voo das Aves Migratorias

Objetivo geral: - Conhecer a historia destes animais seus habitos e habitat, compreendendo assim porque preservar.

Objetivos Especificos:
- Fazer interdisciplinaridade das disciplinas de: Ecologia, Arte, Portugues e Historia a fim de atender diversas habilidades do publico em quest?o;
- Sensibilizar e conscientizar os jovens de que a vida depende do ambiente e o cidad?o deste planeta.

Metodologia
O projeto ?O voo das aves migratorias? foi realizado no ano de 2006. No primeiro contato, foi feita uma explanac?o do projeto com as turmas, atraves de uma conversa com os alunos, sujeitos da pesquisa, para que compreendessem o objetivo do trabalho.

Na segunda etapa, foram apresentadas sugest?es de trabalhos, a fim de que fosse avaliado o interesse pelo projeto. Foram levadas em conta ideias trazidas pelos alunos e selecionado de comum acordo a eleita.

A partir da escolha, foram trabalhados em sala de aula os conceitos referentes ao tema, onde se organizaram em grupos para pesquisas e reuni?es de materiais para a elaborac?o do projeto. Do material pesquisado, foi elaborado um resumo para uma melhor vis?o de como iniciariam o trabalho. A partir disso, optou-se na construc?o de um painel com o desenho do mapa do Brasil, dando destaque para os Estados do Amazonas e Rio Grande do Sul inserido nestes: vegetac?es, historia contada em prosa e aves chegando de outros paises e pousando nas paisagens brasileiras.

A escolha do trabalho e o desenrolar do mesmo dentro do periodo da aplicac?o, permitiu mapear o conhecimento previo dos alunos. Foi pela observac?o do interesse das competencias e habilidades, da construc?o coletiva e resultados obtidos dos alunos em tempos predeterminados, que obtive uma conclus?o do projeto.

Resumo
No Brasil predomina o clima tropical, o que favorece a sobrevivencia e visita de aves de varias partes do mundo tanto do Hemisferio Norte, quanto do Sul.

O Rio Grande do Sul e ponto de encontro da ave fauna, pela sua localizac?o e vegetac?o. Neste litoral do Estado e etapa obrigatoria no processo de movimentac?o de varias especies, especialmente em outono, quando as migrantes dos dois continentes se encontram. A Lagoa do Peixe e o principal refugio para as aves e o unico lugar do Brasil onde se podem observar flamingos o ano inteiro.

As praias, lagos e banhados do Estado ficam povoados de visitantes vindos dos mais diversos pontos, s?o estes: garcas, biguas, cisnes, talha-mares, macaricos, marrecos, batuiras, trinta - reis, tesoura, andorinha-azul, bacurau, gavi?o, etc.

As lagoas entre as dunas s?o os refugios das aves migratorias. Ali elas descansam, comem e tentam se proteger de predadores. Por vezes, constroem ninhos na vegetac?o rasteira. Para protege-los, fazem voos rasantes sobre as pessoas que ali passam. A escassa vegetac?o entre as dunas deve ser preservada. Alem de ser como as lagoas, importantes para os animais, ela contribui para fixar as dunas e para sobrevivencia de outros organismos. As aves alimentam-se de peixes e mariscos, e assim se reabastecem para prosseguir viagem.

Algumas dessas aves terminam por se aclimatar no Estado e de visitantes passam a moradoras permanentes. E o caso de alguns cisnes-do-pescoco-preto. Algumas preferem desfrutar do conforto da Estac?o Ecologica do Taim.

As aves, para fugir do frio rigoroso das regi?es temperadas e subtropicais, vem de diversos lugares do mundo e encontram-se na Amazonia, um local perfeito para passar o inverno. Algumas delas chegam a voar sem parar por mais de 16 mil km e, para aguentar essa travessia, engordam ate 10 vezes o proprio peso. S?o ameacadas pela destruic?o de seu habitat de reproduc?o e de seu ambiente de invernada.

A importancia da Amazonia como uma das poucas regi?es do mundo que recebem aves migratorias durante o ano todo, por estar proxima da linha do equador. Dentre tantos outros, esse e mais um servico ambiental prestado pela Amazonia ao mundo.

As aves migratorias rasteiam a direc?o do campo magnetico terrestre, por isso sempre v?o a direc?o certa. Essa sondagem ocorre durante um determinado movimento da cabeca realizado por elas.

Conclusão
O trabalho coletivo em sala de aula possui duas faces. Uma e quando ha troca de conhecimentos, solidariedade, uni?o, outra e quando os alunos que est?o inseridos neste grande grupo, n?o se envolvem e ficam dispersos. Na verdade, as duas situac?es ocorreram na construc?o deste projeto, sem falar que havia duas turmas inseridas e que havia muitas diferencas para serem trabalhadas.

O tempo previsto para o projeto foi prorrogado para que conseguissemos alcancar os objetivos. O resultado foi satisfatorio e ficou pronto para a exposic?o da Feira Multicultural da escola e posteriormente (2007) foi exposto na II Fenaceb, feira nacional de educac?o basica. Surgiram varios conceitos na construc?o do mesmo e pode ainda ser ampliado, tanto na area da Biologia (zoologia) como na Ecologia, etc. Foi gratificante visualizar o resultado interdisciplinar, a beleza e a criatividade que expressaram na arte.



Nenhum comentário: