quinta-feira, 8 de abril de 2010

UFC TESTA PLANTAS MEDICINAIS

Com apoio do MC&T, UFC vai testar plantas medicinais Imprimir E-mail
07-Apr-2010
A Universidade Federal do Ceará está realizando testes clínicos em plantas medicinais visando à produção de medicamentos fitoterápicos. Com a assinatura de um convênio na tarde de ontem (6), foram assegurados recursos de R$ 2 milhões oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia para realizar os estudos.
A assinatura do convênio, no Gabinete do Reitor, contou com a presença do Reitor Jesualdo Farias, do Secretário de Políticas e Programas em Pesquisa e Desenvolvimento daquele Ministério, Luiz Antônio Barreto de Castro, do Prof. Odorico de Moraes Filho, Coordenador do Centro de Pesquisas e Medicamentos (CPDM), e da Coordenadora da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), Paula Lenz. 
As cinco plantas que serão testadas são conhecidas popularmente como colônia, cumaru, aroeira, chambá e cidreira. Já foram iniciados os primeiros testes clínicos, que agora terão continuidade, informa o Prof. Odorico. A expectativa é de que o CPDM, que está sendo construido com verbas daquele Ministério, seja inaugurado no final de 2011.
Ainda segundo Odorico de Moraes Filho, ao concluir os estudos com as plantas, a Universidade registrará as patentes  e poderá negociá-las com a indústria farmacêutica, que passará a fabricar e comercializar os fitoterápicos.
Essas patentes serão doadas aos laboratórios públicos para fabricação e distribuição gratuita dos medicamentos via Sistema Único de Saúde (SUS).
O Centro de Pesquisas e Medicamentos (CPDM) terá cerca de 10 mil metros quadrados de área construída. "A estrutura que está sendo montada aqui tem fôlego para atender ao País inteiro", prevê o Secretário de Políticas e Programas em Pesquisa e Desenvolvimento daquele Ministério, Luiz Antônio Barreto de Castro.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331 / 3366 7330)

Nenhum comentário: