sexta-feira, 30 de abril de 2010

uma reflexão importante

Por João Pedro Stedile
 
Os cientistas advertem: quando o aumento chegar a 3% na média mundial da temperatura, podemos ter a inviabilidade da vida humana em muitas regiões e a destruição de várias cidades litorâneas. Mas nada disso comove os capitalistas. A indústria de automóvel, o agronegócio, o consumo de carne, o desmatamento, os gastos militares, as guerras e o consumismo individualista continuam crescendo, esgotando as reservas naturais e desequilibrando o meio ambiente.
 
A Rio-92 e a recente Conferência da ONU em Copenhague não tiveram êxito e a de Cancún, convocada para novembro de 2010, também está fadada ao fracasso. Diante dessa grave situação, o governo boliviano de Evo Morales, movimentos ambientalistas,  a Via Campesina, outros governos progressistas e cientistas estão convocando uma cúpula mundial dos povos, de 19 a 22 de abril, em Cochabamba, com mais de 5 mil delegados de todo o mundo.
 
Vamos discutir a natureza dos problemas e as medidas necessárias para atingir as suas causas. Estaremos também debatendo a realização de um grande plebiscito mundial, em que os movimentos sociais ambientalistas e governos progressistas serão convocados a organizar um trabalho pedagógico de debate e finalmente de consulta para que a população se manifeste e vote sobre quatro temas fundamentais na atual conjuntura.
 
O primeiro tema é quem são os culpados pelo desequilíbrio ambiental e quem deve pagar a conta pelo seu restabelecimento.
 
João Pedro Stedile é membro da coordenação nacional do MST e da Via Campesina Brasil
 
Para ler o artigo completo e outras reportagens confira a edição de abril da revista Caros Amigos, já nas bancas, ou clique aqui e compre a versão digital da Caros Amigos.

Nenhum comentário: