terça-feira, 27 de abril de 2010

DE NOVO O ESTALEIRO

Artigo

Estaleiro, uma questão de visão

Marcelo Silva
26 Abr 2010 - 01h56min

Todo ser humano tem sua visão de mundo fruto de seu modelo mental. Nosso DNA e a cultura que nos abraça consolidam valores, conceitos e premissas, que formam a consciência pela qual percebemos a vida. Júlio Torres (UFC) apresenta três visões de mundo: a mecanicista, que desde o século XVII, é caracterizada pelo racionalismo científico; a econômica, que se consolida com o surgimento da tecnologia da informação e com o mercado se agregando à máquina; e a visão complexa, surgida dos pensamentos de Albert Einstein, Fritjof Capra e da descoberta do DNA.

Na contemporaneidade, a visão complexa e a ecologia profunda nos levam à sustentabilidade no seu sentido da preocupação com a vida das futuras gerações. O pensamento complexo deve ser a referência maior para a análise de projetos que se dizem sociais e inovadores. Essa apreciação se aplica à análise das cidades e à compreensão de sua evolução e gestão urbana.

A partir do modernismo, grandes obras arquitetônicas visaram a revitalização dos centros antigos e das orlas urbanas de cidades. Hoje, algumas das principais características das grandes cidades é a desindustrialização e a horizontalização, que fez surgir as periferias. Contraditoriamente, as gestões públicas não priorizam o gerenciamento e o planejamento urbano.

Fortaleza tem que acompanhar a tendência mundial das cidades avançadas, fortalecendo o turismo e a atividade de entretenimento e abrigando indústrias de crescimento rápido e não poluidoras.

A proposta de implantação de um estaleiro na sua orla marítima é consequência de uma visão econômica equivocada e já ultrapassada, na forma de condução do processo e na essência da indicação. Neste momento seria recompensador que a Prefeitura reconhecesse a ausência de um planejamento urbano à altura de Fortaleza e ressurgisse o órgão de planejamento urbano, o Iplam. Ele seria o espaço na estrutura organizacional para definir uma política de desenvolvimento urbano sustentável para hoje e para o futuro da capital de todos os cearenses.


MARCELO SILVA
Arquiteto urbanista e presidente do PV-CE

  • Linkar essa matéria ao Rec6

Nenhum comentário: