sábado, 10 de abril de 2010

AMBIENTE , EMPRESA E CIDADANIA

AMBIENTE, EMPRESA E CIDADANIA

            Nos dias de hoje temos vários problemas ambientais e várias discussões diante do futuro do planeta devido às ações do capital sobre o ambiente e seres que nele vivem. Os problemas ambientais certamente decorrem de um processo de pensamento meramente econômico que hoje faz parte das idéias das grandes corporações econômicas que procuram de todas as formas colocar a lucratividade no centro de suas ações e propósitos no mundo moderno. A visão meramente capitalista de nossos recursos naturais acaba por transformar o nosso planeta em um grande barril de pólvora , pois muitos dos problemas ambientais podem destruir a vida na terra e provocar um mundo sem perspectiva de desenvolvimento da natureza e dos seres do planeta entre eles os seres humanos.
            A mensagem de uma nova visão empresarial diante dos recursos naturais deve fazer parte da ação dos gestores econômicos que hoje estão no poder e que tem condições primordiais para mudar a relação com o ambiente e com os seres que fazem parte deste planeta que suportou várias catástrofes, mas certamente sucumbirá diante da catástrofe ambiental. É preciso que a visão empresarial seja pautada numa nova lógica de conhecimento onde as iniciativas que visem um planeta sustentável e adequado a vida dos indivíduos seja uma constante nas ações dos que gerem vida econômica das nações.
            No processo de mudança vale ressaltar que as empresas devem investir em projetos de reflorestamento, em alternativas no uso dos recursos naturais , em novas formas de energia bom baixo teor de poluição e, sobretudo, em ações de formação teórica e práticas configuradas em um processo de desenvolvimento de educação ambiental para todos os indivíduos que permitam os seres criarem hábitos, visões e entendimentos sobre a importância da natureza e sobre o papel da economia em sua voracidade sobre os recursos naturais. A idéia da sustentabilidade deve ser debatida em todas as instâncias do mundo empresarial para dar sentido a busca de riqueza que com o esgotamento dos recursos naturais trará uma prosperidade passageira e de efeitos destrutivos sobre a vida no planeta. As empresas têm de investir em ações de cidadania ambiental e promover a justiça no ambiente do trabalho com relações empresariais justas que podem ser benéficas para a sociedade de maneira geral.

Nenhum comentário: