quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A POLÊMICA DO ESTALEIRO

leia e comente

Adeus Praia do Titanzinho?


10 Fev 2010 - 01h58min
Espantosa a discussão preliminar da implantação do estaleiro no Titanzinho. Não por conta da suposta ``falta de argumentos`` de quem é contra, mas da fragilidade, amparada em certa arrogância, nos argumentos de quem é a favor. A quem aponte ``romantismo`` para atacar posições de ambientalistas, surfistas e moradores da área, preocupados com impactos negativos que virão, pergunto: há um único empreendimento do gênero que deixou de trazer consequências negativas e imprevistas ao meio ambiente?
O transporte marítimo do equipamento para implantar o estaleiro polui o mar. Estaleiro constrói navios, mas também dá-lhes manutenção e desmonte, atividades de alto risco para o meio ambiente. E por que não combater a insegurança do farol do local com políticas comunitárias? Porém, o aspecto que considero mais preocupante é a posição de políticos a favor do estaleiro.
Se são ``empreendedoristas``, não sei, mas sei que surfistas não são, ou teriam como prioridade de fato a condição dos moradores do local. Não é novidade que o aspecto humano seja o menos relevante para decisões políticas no Ceará. O surfe tem potencial para ser uma das mais belas atrações do Estado. Quem pensa o contrário reforça o esquecimento e o abandono com que comumente são tratados os campeões do Titanzinho.
TÚLIO MUNIZ
Fortaleza-CE 
Fonte: JORNAL O POVO - 10 DE FEVEREIRO DE 2010

Nenhum comentário: