domingo, 21 de fevereiro de 2010

um texto brilhante... JORNAL DO LEITOR O POVO

Rennê/Roziane

SOS fauna brasileira

Rennê Câmara Barros e Roziane de Arruda Câmara
20 Fev 2010 - 01h50min
De fato o Brasil é um país bastante rico, não em apenas riquezas materiais, mas também em: belezas naturais, diversidade na flora e principalmente na fauna. Nosso país possui uma variedade gigantesca de espécies de animais: terrestres, aquáticos, mamíferos... que infelizmente corre risco de diminuir ou de desaparecer graças a extinção destes.

E este grave problema vem se intensificando cada vez mais por inúmeros motivos. Entre eles se incluem a destruição de seu habitat, que é algo importante para a sobrevivência de determinadas espécies, caças ilegais e outros.

Porém, apenas são essas as causas do desaparecimento de espécies da fauna brasileira, de todos o mais praticado é o tráfico de animais. Muitos deles são capturados mantidos em cativeiro, de uma forma cruel e impiedosa e em seguida vendidos, quase sempre, para o exterior. Apesar de ser crime inafiançável, o tráfico de animais é uma ilegalidade que é geralmente realizada de uma forma em que se haja impunidade dos culpados.

Às vezes a extinção dos animais pode estar mais perto do que imaginamos. Se encontra em alguém próximo de nós que maltrata algum animal de estimação, o mantendo em cativeiro em condições muito precárias, por exemplo.

Tem-se que se ter o conceito de que os animais são como os seres humanos que devem ser tratados com mais respeito, da mesma forma com que temos que respeitar a natureza, sendo que eles fazem parte também desse conjunto.

Para que se respeite a Terra é necessário que se cultive esse sentimento por todos que nela habitam.

Rennê Câmara Barros e Roziane de Arruda Câmara - ALUNOS DO 9° ANO -COLÉGIO DOM FELIPE/ 9º ANO

-----------------------------------------------------

Nenhum comentário: