quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

LEIA E COMENTE

Alerta ambiental


06 Jan 2010 - 00h45min
A tragédia no Rio de Janeiro poderia ser evitada através do respeito à natureza e ao cumprimento da lei. Acontece que o governador Sergio Cabral aprovou um decreto que autoriza a co nstrução em áreas não edificáveis da Área de Proteção Ambiental (APA) em Angra. O resultado era esperado. A imensa tragédia em que dezenas de vidas foram ceifadas, além do desequilíbrio provocado ao meio ambiente.
Há muito tempo, juntamente com um pequeno grupo de ambientalistas, alertamos contra a ocupação desordenada do Maciço de Baturité, principalmente em virtude da especulação imobiliária. Aqui, em épocas não muito distantes, ocorreram vários fenômenos semelhantes ao do Rio de Janeiro, devido a deslizamentos provocados pelo desmatamento intenso. Geralmente para a plantação de bananeiras ou de culturas de subsistência praticadas, muitas vezes inconscientemente, pelos sitiantes locais.
Atualmente, observa-se a construção de diversas unidades habitacionais em Áreas de Proteção Permanente (APP), como nas encostas, nos topos de morros e nas margens de rios e riachos.
Faz-se necessário um trabalho envolvendo todas as pessoas e instituições interessadas em evitar que uma tragédia similar ocorra na região do Maciço de Baturité.
LUIZ DE ARRUDA
Fortaleza-CE
fonte: JORNAL O POVO -  06/01/10

Nenhum comentário: