quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O POVO FALA DE COMPENHAGUE

Copenhague


23 Dez 2009 - 01h38min
Esse encontro em Copenhague para discutir os problemas que abalam a esfera terrestre não passa de mera especulação em detrimento dos países emergentes.

Os grandes líderes das nações ricas exploradoras estão se preocupando tão somente com a economia presente, pouco se importando com o futuro de novas gerações que receberão o globo desgastado, sem água potável, terras desérticas, temperaturas elevadas, inundações e tudo de ruim que esses algozes imperialistas estão causando no planeta Terra, proveniente do progresso desequilibrado e as constantes guerras de cunho econômico, justificativa essa, que vêm desde os tempos das Cruzadas das quais, um dos seus objetivos primava em reduzir a população que em nome de Deus, excluiam os hereges para obterem espaço e alavancar a economia.

Mas com essa crise climática, o problema tende a ser irreversível se não for tomada uma atitude peremptória para evitar o descalabro mundial, pois, iremos soçobrar num mar de poluição sem ter o que comer e beber por causa da obstinação reinante dos dirigentes dos principais países que persistem em protelar o acordo para salvaguardar o meio ambiente.
RICARDO CÂMARA
Fortaleza-CE
 

O fiasco da COP-15


23 Dez 2009 - 01h38min
A decepção da comunidade internacional com o pífio resultado da COP-15 parece ser resultado de dois fatores: a falta de coordenação da ONU em restringir o foco dos debates da Assembleia no tema em questão, e a falta de compromissos dos dois maiores emissores de gazes de efeito estufa: os EUA e a China.

Resta à comunidade mundial a compreensão de que já que os líderes do planeta não se entendem em relação a sua preservação, procurar buscar formas de convencer o cidadão/consumidor do fato de que sua geração é responsável pelo que ocorrer às vindouras na questão ecológica.

E aí entra a imprensa, na sua nobre missão de fortalecer o debate em torna da questão da degradação do meio ambiente e dos sues efeitos, como o aquecimento global.
FRANCISCO WILDYS DE OLIVEIRA
Fortaleza-CE  

Nenhum comentário: