terça-feira, 15 de dezembro de 2009

NOTÍCIA PREOCUPANTE

Gelo desaparecerá do Ártico em 2014, diz Al Gore

SÃO PAULO - O ex-vice-presidente dos EUA Al Gore disse ontem durante a cúpula climática em Copenhague que novas projeções baseadas em modelos feitos por computador sugerem que o Oceano Ártico poderá ficar quase sem nenhuma camada de gelo durante o verão de 2014. No início do ano, uma agência do governo americano previu que somente em 2030 o gelo sumiria do Ártico.
" É difícil de traduzir o assombro que os especialistas na ciência do gelo sentiram quanto viram isso " , disse Gore, que se uniu a autoridades da Escandinávia para apresentar os dados. Foi a primeira participação do ex-presidente, hoje um ativista ambientalista, na conferência de Copenhague.
O grupo apresentou dois novos estudos que atualizam os possíveis desdobramentos e transformações climáticas na Antártica. " A hora para ação coletiva e imediata contra a mudança climática é agora " , disse o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Per Stig Moeller. Gore disse que alguns modelos apontam que há 75% de chances da capa de gelo do polo norte desaparecer no verão, dentro de cinco ou sete anos.
(Valor)

Nenhum comentário: