quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

LEIA E PROCURE FAZER SUA PARTE PELO PLANETA...

COP15 e você

Como cidadãos, temos um potencial muito maior de reduzir o impacto ambiental do que qualquer governo isoladamente

A COP15, conferência que reuniu os principais líderes globais em Copenhague, gerou muito barulho sobre as metas de redução do impacto ambiental com as quais os governos se comprometeram. Acho extremamente válido que governos se importem com isso, mas, curiosamente, noto que estamos, coletivamente, passando o  abacaxi adiante. Digo isso porque, como cidadãos, temos um potencial muito maior de reduzir o impacto do que qualquer governo isoladamente. Como? Comendo menos carne vermelha. Embora tenha sido vegetariano por oito anos, e hoje tenha dificuldade de ficar sem um filé de vez em quando, tenho que reconhecer os fatos.
Mas que mal pode fazer comer carne? Vejamos:
1) O consumo de água para a criação de bois é expressiva. No Oeste dos Estados Unidos, por exemplo, 70% da água potável são consumidos pelos bois. Para se produzir 1 Kg de carne, um boi consome 7 litros de água.
2) Para se produzir 1 Kg de carne vermelha, são consumidos 15 Kg de soja e milho, utilizados para alimentar os animais.  Pense em todo fertilizante utilizado para produzir esses "grãos adicionais". Ah, e os animais que são criados  no pasto (sem grãos) produzem quatro vezes mais gases poluentes.
3) Os animais consomem globalmente mais da metade dos antibióticos produzidos no mundo. A produção desses antibióticos também tem impacto no meio ambiente
4) Se hoje o consumo mundial de carne vermelha fosse reduzido pela metade, dobraríamos  a área disponível para  plantação de mais grãos.
5) Para finalizar, o fato mais importante: a emissão de gases (dióxido de carbono) emitidos pelos animais é responsável por mais de 18% de todas as emissões globais. Mais do que todos os meios de transporte somados. Não estou defendendo que nos tornemos 100% vegetarianos, pois seria quase impossível. Uma simples redução no seu consumo de carne vermelha já traria resultados importantes ao meio ambiente. Por isso, me pergunto se as pessoas realmente se preocupam com o meio ambiente ou somente gostam do discurso. Afinal, falar é bem mais fácil que agir.
E você? Vai querer mudar o mundo? Ou prefere deixar que os políticos se virem?
Pierre Schürmann
Filho mais velho da primeira família brasileira a dar uma volta ao mundo de veleiro, é amante da vida.
BLOG DA REVISTA ISTO É... 


Nenhum comentário: