domingo, 23 de agosto de 2009

REFLEXÃO SOBRE ÉTICA AMBIENTAL ...



A palavra ética vem do grego ETHOS, que significa modo de ser, caráter.

Ética a forma de agir do Homem em seu meio social.

Este conceito é relacionado ao conceito de ética antropocêntrica, ou seja, considera-se o comportamento do homem em relação a si mesmo. Nesse conceito, o Homem, por possuir a capacidade de raciocínio, é um ser superior aos demais seres da Terra.

Ética ambiental é um conceito que amplia o conceito anterior, pois não só refere-se à maneira de agir do homem em relação ao seu meio social, mas também em relação à Natureza. Essa nova ética é necessária, pois a conservação da vida humana é hoje compreendida como inserida na conservação da vida de todos os seres.

O conceito de ética ambiental relaciona-se assim como o conceito de ética ecocêntrica (de OIKOS, casa em grego). Por esse conceito, o comportamento do Homem deve ser considerado em relação a si mesmo e em relação a todos os seres vivos.

Por esse conceito, todos os seres são iguais. O Homem, apesar de imbuído de razão, não pode continuar a ver outros seres como inferiores e, portanto, não pode agir de forma predatória em relação aos mesmos. O Homem deixa de ser "dono" da Natureza para voltar a ser parte da Natureza.

Busca-se, com a ética ambiental, criar-se uma nova ordem mundial, onde o Homem não mais satisfaz apenas seus desejos imediatos mas, ao agir, busca atender seus desejos, limitados pelas necessidades de outros seres vivos, bem como os desejos de gerações futuras.

Um comentário:

Anônimo disse...

A ética ambiental é tratar bem a natureza e esperar que ela nos trate bem.