domingo, 30 de agosto de 2009

TEXTO COLABORATIVO....


POR ATITUDES EM FAVOR DO AMBIENTE
O mundo moderno cresce de forma assustadora e cada vez mais a intervenção do homem sobre a natureza é um dado que merece discussão , análise e proposições. O crescimento da economia tem trazido uma série de prejuízos ambientais quando só se pensa em lucro e não se analisa os custos ambientais de projetos eficientes na economia , mas desastrosos em termos ambientais. São muitas as razões para que tenhamos que discutir a problemática ambiental todos os dias não reduzindo essa discussão a uma efemeridade ou a atos isolados e muitas vezes ineficientes.
Precisamos nos dar conta de que é necessária uma reflexão sobre o papel do ser humano no ambiente natural, pois não devemos considerar o mesmo um ser absoluto que só deve usar o ambiente não se preocupando com sua conservação e valorização. Precisamos mudar nossos hábitos que devem ser conduzidos a uma ação de sustentabilidade ambiental e preservação de toda vida na terra. O momento atual é repleto de questionamentos acerca da forma como queremos conduzir o mundo numa irresponsável ação de desperdício, descartabalidade e não reciclagem.
É necessário que tenhamos mente e coração unidos numa nova ordem onde o ambiente seja palco de intervenções responsáveis, de ações positivas , de busca por um mundo melhor e sem degradação. Se o homem parar para pensar com certeza se dará conta de que o que está sendo feito no mundo por parte dos ditos racionais só levará à destruição e exaurimento de nossos recursos conduzindo - nos a um caminho sem volta de degradação e destruição.
É preciso que incentivemos ações de conscientização dos seres humanos numa ação multiplicadora que vise em primeiro lugar o respeito ao planeta e aos próprios seres humanos. É necessária uma nova discussão acerca do desenvolvimento que pode ocorrer, porém sem destruição. É urgente criar uma nova relação do homem com os seus semelhantes e com a natureza, pois é justo que tenhamos progresso que beneficie a todos o que não é característica deste modelo que temos agora em vigor.
É primordial desenvolver uma luta pela justiça social que trará com certeza a dignidade ambiental, pois geralmente os graves problemas ambientais só prejudicam a quem não pode pagar por um ambiente puro e digno. Precisamos investir em conhecimento, mas um conhecimento que tenha como meta o desenvolvimento justo e ambientalmente correto. É necessário criar mecanismos que façam com que nosso povo tenha educação ambiental crescente, multiplicadora e que atinja a todos com ações pontuais e sérias, pois essa nave terra precisa de navegadores bem treinados e orientados para a conquista de um mundo melhor e ambientalmente justo.

Nenhum comentário: