sábado, 21 de maio de 2011

LEIA ESTE TEXTO SOBRE A QUESTÃO DO LIXO

Manejo do lixo

21.05.2011| 01:30

Vinícius da Costa Moreira
3° 02 Tarde - Ari de Sá - Washington Soares.


A sociedade atual, em estágio avançado de globalização, tem o expressivo consumismo como característica marcante. Paralelamente, quanto maior o consumo, maior é a geração de lixo, que requer, assim, procedimentos especiais para que haja o mínimo impacto ambiental. Quando há sintonia entre as ações do poder público,das pessoas físicas e jurídicas, objetivando melhor qualidade de vida, tem-se o mínimo impacto.

O poder público brasileiro,com a adoção da “Lei do Lixo”, promoveu um ótimo avanço nessa questão, que era, até então, pouco valorizada. Tal lei, pela regulamentação da atividade dos catadores de lixo, entre outras medidas, gera nova perspectiva de inclusão social e reconhecimento do trabalho dessas pessoas, cujo ofício é, assim, dignificado. Outro aspecto da lei é o princípio da logística reversa, segundo o qual as empresas são responsáveis pela coleta e pelo tratamento dos seus produtos descartáveis, o que induz, inclusive, a uma redução do desperdício, com menor produção de panfletos, por exemplo.

As empresas contribuem muito com a natureza ao montarem postos de coleta seletiva do lixo, com o fornecimento de descontos ao consumidor para estimulá-lo a fazer. Além disso, a nova ideia de dar descontos aos clientes que dispensarem as sacolas plásticas em supermercados (trazendo suas próprias sacolas de tecidos) mostra-se muito eficaz, como se observa no Rio de Janeiro.

Enfim, realizar uma aliança entre os setores privado, público e individual o é uma estratégia para lidar com o lixo. A fim de impulsionar esse processo, poderiam ser estabelecidas metas de reciclagem anual para cada estado brasileiro, concedendo bonificação aos cumpridores.
Fonte: JORNAL DO LEITOR -  O POVO ON LINE

Nenhum comentário: