quarta-feira, 4 de maio de 2011

AVIÃO MOVIDO A ENERGIA SOLAR

Avião que utiliza apenas energia solar fará seu primeiro voo internacional

Publicação: 29/04/2011 08:08 Atualização:

O Solar Impulse no ar: 12 mil painéis nas asas para captar a energia solar (Christian Hartmann/AFP - 7/4/10)
O Solar Impulse no ar: 12 mil painéis nas asas para captar a energia solar
O sonho de ter um avião que utilize apenas a energia solar pode estar mais próximo do que se imagina. Na semana que vem, a equipe do avião experimental Solar Impulse tentará executar o primeiro voo internacional com o equipamento, percorrendo os 674km que separam a Suíça de Bruxelas, na Bélgica. A tentativa é mais uma etapa do projeto de sete anos de desenvolvimento do equipamento, que utiliza apenas o Sol como combustível. “O protótipo estará pronto para decolar a partir de 2 de maio e partirá assim que as condições meteorológicas permitirem”, anunciou a equipe envolvida na iniciativa em um comunicado.

A aeronave, semelhante a um aeroplano, voa durante o dia e à noite, demonstrando o potencial de uso das energias renováveis. Em julho de 2010, o equipamento entrou para a história da aeronáutica com um primeiro voo de 24 horas sem interrupção, usando apenas os painéis solares e suas baterias. Os suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg, idealizadores da iniciativa, esperam induzir a indústria, cientistas, políticos e a sociedade civil a buscarem uma melhor utilização dos recursos energéticos, tornando os voos menos poluentes.

Ao desenvolver o protótipo, o grupo precisou projetar um avião gigantesco, com a envergadura de um Airbus A340, mas que pesa o mesmo que um automóvel (1.600kg). O Solar Impulse possui quatro motores com a potência de uma pequena moto e traz as asas cobertas com 12 mil células solares que captam a energia solar para transformá-la na eletricidade que alimenta os motores. O princípio consiste em acumular energia solar durante o dia, alimentando os motores e recarregando as baterias.

Para o voo internacional, é fundamental que o tempo esteja favorável. Assim, a data em que ocorrerá não está certa e será definida com a ajuda de peritos do Instituto Meteorológico Real belga (IRM, sigla em inglês), de controladores de tráfego aéreo, engenheiros e especialistas em tecnologia da informação. “Pilotar um avião como o Solar Impulse pelo espaço aéreo europeu e pousar em um aeroporto internacional é um desafio incrível para todos nós. O sucesso depende do apoio que recebemos de todas as autoridades envolvidas”, ressalta André Borschberg, cofundador e presidente do Solar Impulse.

A intenção da equipe é que a aeronave chegue a Bruxelas até 23 de maio, onde ficará exposta ao público. Os planos dos idealizadores do projeto, no entanto, são bem mais ambiciosos. A ideia é dar uma volta completa no planeta no próximo ano. Até lá, alguns detalhes poderão ser alterados. A equipe avalia a necessidade de construção de uma aeronave com dois lugares, para que a viagem possa ser feita sem escalas. O modelo atual do Solar Impulse tem espaço para apenas um piloto, o que exigiria uma viagem em cinco etapas.
Fonte: www.correioweb.com.br

Nenhum comentário: