terça-feira, 21 de setembro de 2010

PARTICIPE

Geólogo americano falará sobre aquecimento global Imprimir E-mail
21-Sep-2010
O geomorfológo e geólogo americano Richard Davis, considerado o maior especialista na atualidade em ambientes costeiros, chega hoje (21) ao Ceará para fazer pesquisa de campo.
Ele ministrará duas palestras na Universidade Federal do Ceará, abordando, dentre outros temas, o aquecimento global. Davis é professor da University of South Florida. As palestras são abertas ao público.

A primeira palestra, intitulada “Geomorfologia e preservação de corpos literâneos (praias, falésias, dunas)”, será quarta-feira (22) no Departamento de Geografia da UFC (Bloco 911 - Campus do Pici), às 16h. Na sexta-feira (24) o convidado irá ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar), onde falara sobre a mesma temática, às 14h, dentro das comemorações dos 50 anos daquela unidade.
O Prof. Davis integra o grupo de pesquisa “Megageomorfologia e geomorfologia costeira do nordeste setentrial brasileiro”, criado em 2008, selecionado pelo Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pela Profª Vanda Claudino Sales, do Departamento de Geografia da UFC. Participam, ainda, desse grupo pesquisadores do Labomar, como o Prof. Alexandre Carvalho Medeiros e o coordenador científico Luís Parente Maria, além de professores do Rio Grande do Norte, Pernambuco e da Flórida. 
Os pesquisadores da UFC vão a campo, juntamente com Davis, que visitará as praias de Icapuí, Morro Branco, Águas Belas, Iguape, Pecém, Taíba, Paracuru, Lagoinha, Caucaia e Fortaleza. Eles analisarão as formas da paisagem (relevo) dos locais visitados, devendo a missão resultar na elaboração de um artigo científico.
Vanda Claudino Sales, que cursou pós-doutorado na University of South Florida, explica que a subida do nível do mar se dá por conta do aquecimento das calotas polares. A média de elevação do nível é de 2 a 4 milímetros por ano (em escala global). Segundo ela, todas as cidades costeiras estão suscetíveis a esse fenômeno.
Fonte: Profª Vanda Claudino Sales, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará -   (85) fones 3366.9855 e 3366. 9864
 

Nenhum comentário: