segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O QUE É ESCOLA AMBIENTAL?????

1. Apresentação

A ESCOLA AMBIENTAL APRENDIZES DA NATUREZA é um espaço lúdico educativo que tem como objetivo promover a consciência ecológica através de atividades didáticas de cunho interativo e que buscam a valorização do ambiente local e global numa perspectiva de conhecimento que envolve a necessidade de áreas para a prática da educação ambiental e a busca por um processo de conscientização que parta de ações firmes em busca de um ambiente ecologicamente justo e equilibrado.
A Escola Ambiental Aprendizes da Natureza conta com dois espaços para suas ações didáticas e educativas:
1. espaço para debates e pesquisas em áreas ambientais previamente escolhidas pelo grupo gestor do Projeto para promover o conhecimento e o aprendizado dos aspectos gerais da natureza e sua improtância.
2. laboratório ambiental – na localidade de Fortaleza – Ceará( Shopping Benfica- Avenida Carapinima) onde serão desenvolvidas as ações práticas de reconhecimento do ambiente e para contemplação da natureza , o espaço contará com trilhas contemplativas, áreas de pesquisas, momentos de observação, catalogação de espécies e outras atividades de cunho ambiental que forneçam bases para o desenvolvimento de um processo educativo ambiental.
2. Objetivos

Geral – desenvolver a prática da educação ambiental a partir de uma ação concreta em um ambiente natural.

Específicos

 Envolver jovens na preservação de seu espaço de vivência.
 Promover prática de defesa e valorização do ambiente,
 Discutir a problemática ambiental local.
 Promover o engajamento de jovens na defesa de seu ambiente circundante.
 Criar espaços de valorização e defesa do ambiente local.
 Promover a prática permanente do desenvolvimento sustentável.

3. Justificativa

A questão ambiental moderna é resultado de um processo de relação desarmônica com a natureza e requer uma nova consciência em relação ao meio natural compreendendo sua dinâmica e entendendo o verdadeiro papel do homem na defesa do ambiente.
É extremamente importante oportunizar às novas gerações um processo de conhecimento da natureza para que as mesmas possam entender a importância do verde e seu papel no desenvolvimento de uma nova forma de aproveitar os recursos da natureza de forma harmônica e sustentável.
É vital que façamos algo pela natureza no sentido de que os problemas se avolumam e põe em risco a vida no planeta. É preciso criar espaços para aprender a defender a natureza e melhorar as relações do homem com o espaço natural.
A ESCOLA AMBIENTAL APRENDIZES DA NATUREZA é um espaço para vivificar a prática de consciência ambiental e o processo de desenvolvimento sustentável utilizando um ambiente natural para desenvolver a práxis da conscientização socioambiental.
O processo desenvolvido por este empreendimento se constitui numa ação que mistura Educação Ambiental e consciência crítica do mundo em que vivemos numa perspectiva de desenvolvimento de um processo de entendimento dos problemas ambientais e na compreensão do espaço natural a partir do reconhecimento do homem como ser do ambiente e co – responsável pelo processo de mudança de perspectivas e ações.

II. DESCRIÇÃO DA EMPRESA : ESTRUTURA E ESTRATÉGIA PARA LIDAR COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS

- A FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ é uma Faculdade nascida em 1998 e que conta com um total de alunos em cursos de graduação e cursos tecnológicos e tem na questão ambiental e do patrimônio histórico, cultural e ambiental grande preocupação procurando envolver a comunidade acadêmica na discussão e na ação plena de desenvolvimento de uma consciência ambiental dentro e fora da Faculdade.
- Por acreditar na perspectiva de um processo educacional sempre voltado para a resolução de problemas imediatos da Sociedade a FIC procura desenvolver palestras, debates e vivências que envolvam as questões socioambientais da atualidade.

III. DESCRIÇÃO DO PROJETO

1. METODOLOGIA

O PROJETO ESCOLA AMBIENTAL APRENDIZES DA NATUREZA PROCURA DESENVOLVER AS SEGUINTES ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE UM CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EFICIENTE E CRÍTICA:

 Promoção de oficinas com a temática ambiental – As oficinas terão caráter de acompanhamento e de discussão da temática ambiental local e global e versarão também sobre outros temas como RECICLAGEM, CIDADANIA, ÉTICA , PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E AMBIENTAL DO LOCAL DE VIVÊNCIA. Também entrarão na discussão os problemas sociais e ambientais de cada comunidade evidenciando o papel de cada um na melhoria social e ambiental de si e dos outros
 Visita orientada ao espaço natural da ESCOLA AMBIENTAL – As visitas terão caráter exploratório e de pesquisa com catalogação das espécies nativas e do uso e ocupação do solo local evidenciando os possíveis problemas do uso desregrado do ambiente, do solo e do espaço natural
 Criação de um movimento de defesa do ambiente – Haverá um Fórum permanente de discussões sobre a necessidade de engajamento de cada um dos jovens na defesa de seu ambiente a nível global e local.
 Engajar os alunos das escolas na preservação de seu ambiente – O espaço reservado à Escola Ambiental será um espaço de discussão permanente sobre a problemática socioambiental de seu local de vivência e de outros espaços .
 Criação de espaços para discussão da problemática ambiental – Serão criados ambientes que permitem fórum permanente para discussão dos problemas ambientais locais e gerais
 Formação de agentes multiplicadores – O grupo inicial de participantes funcionará com o objetivo multiplicador evidenciando as temáticas discutidas e levando a discussão para as comunidades locais.
 Estudo de textos sobre a problemática ambiental – Será disponibilizado um espaço para discussão temática sobre a problemática ambiental e de conhecimento das características ambientais de seus locais de vivência
 Criação de material didático – pedagógico sobre a temática - Serão produzidas pelo grupo gestor o material didático – pedagógico sobre a temática ambiental que conduza a discussão e aprendizado sobre a problemática sócio ambiental
 Discussão sobre os principais problemas ambientais locais e globais – Serão produzidos painéis, dvds, livros e outros materiais que aprofunda discussão sobre a problemática ambiental e social.
 Formação de um grupo para estudo e conscientização sobre a natureza – A partir da realização das oficinas serão formados grupos que poderão fazer uma discussão aprofundada sobre a problemática socioambiental de cada local
 Engajamento com as escolas do município – Serão catalogadas e convidadas escolas da localidade para promover uma prática constante de defesa do seu ambiente e da população da comunidade local.

2. Forma de Funcionamento

Para alcance dos objetivos plenos do Projeto ESCOLA AMBIENTAL APRENDIZES DA NATUREZA serão desenvolvidos os seguintes trabalhos dentro do ambiente acadêmico e perante a comunidade:

Perante os colaboradores e corpos docente e discente da Faculdade:

 Promoção de palestras , debates e desenvolvimento de processos de conscientização diante da problemática ambiental no ambiente de trabalho
 Realização de fóruns com envolvimento da comunidade acadêmica
 Desenvolvimento de materiais didático – pedagógicos sobre a temática

Envolvimento dos alunos dos cursos


 Os alunos da FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ serão motivados para o desenvolvimento de um processo de conscientização da Comunidade acerca da problemática socioambiental e da melhoria das atitudes em relação à natureza das seguintes formas e ações:

SERÁ DESENVOLVIDO UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL EM UM SHOPPING DA CIDADE ( SHOPPING BENFICA) com alunos da rede pública de ensino onde os alunos dos diversos cursos da Faculdade desenvolverão ações assim discriminadas:

CURSOS AÇÕES DESENVOLVIDAS

FISIOTERAPIA Desenvolvimento de ação educativa no sentido de desenvolver nos jovens uma perspectiva de consciência sobre noções básicas de saúde, higiene e vida saudável
NUTRIÇÃO Oficinas sobre alimentação saudável e qualidade de vida;
EDUCAÇÃO FÍSICA Monitoria para práticas de trilhas ecológicas e cuidados ambientais
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Desenvolvimento da página na web sobre o Projeto e sua manutenção com artigos, vivências e notícias sobre a problemática ambiental .
JORNALISMO Oficinas de leitura e escrita nas escolas com foco no meio ambiente;
Produção de um documentário sobre a Questão Ambiental moderna
Produção de jornal eletrônico com alunos das escolas parceiras
PUBLICIDADE Campanha de divulgação e material gráfico do Projeto
DESIGN GRÁFICO Criação de logotipos e página da web
Atuação no sentido de exposição de temas e desenhos conscientizadores sobre a questão ambiental
Produção de cartazes sobre a temática

TURISMO Monitoria em relação as atividades de Campo do Projeto
Plantação de Mudas e conscientização sobre a questão socioambiental local e nacional
DIREITO Consultoria sobre legislação ambiental
Montagem de dossiê acerca das leis ambientais do país


Nota: As atividades ora escritas serão subsidiadas por uma cartilha que será produzida com orientação do professores participantes e com contribuições dos alunos de cada curso:
Serão também desenvolvidas palestras no espaço utilizado para a ESCOLA AMBIENTAL APRENDIZES DA NATUREZA pelos alunos da Faculdade engajados no Projeto que poderão desenvolver palestras e debates com os alunos previamente escolhidos.

Será realizado um FÓRUM SOBRE A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL onde os alunos com destaque no referido fórum serão escolhidos através da produção textual para participação no projeto em questão.


IV. IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO BENEFICIÁRIO

 Alunos das Escolas da Localidade
 Comunidade local
 Alunos da Faculdade
 Funcionários da Empresa
 Sociedade em Geral

V. MELHORAS ALCANÇADAS COM O PROJETO

A) quanto ao desempenho ambiental da empresa

- O projeto ESCOLA AMBIENTAL APRENDIZES DA NATUREZA espera contribuir com o processo de conscientização ambiental de alunos, comunidade acadêmica, funcionários e demais colaboradores estimulando a pesquisa, a mobilização ambiental e o engajamento dos indivíduos no reconhecimento de que algo precisa ser feito para melhoria do ambiente e para valorização dos que nele vivem.
- O projeto ESCOLA AMBIENTAL APRENDIZES DA NATUREZA visa, sobretudo, fazer com que cada indivíduo dentro de sua área de atuação possa dar sua contribuição para um processo de aprendizado ambiental pleno e fortalecido pelo compromisso, pela ética e cidadania ambientais.

B) quanto à produtividade

- Serão desenvolvidas ações que façam com que o desempenho ambiental da empresa seja alcançado através de práticas de reciclagem, postura laboral , conscientização dentro e fora do ambiente de trabalho, engajamento com a comunidade circundante e com alunos da comunidade acadêmica em questão.

VI. ATIVIDADES IMPLANTADAS PELA EMPRESA PARA GESTÃO E APRIMORAMENTO DO PROJETO.

Monitoramento – O PROJETO SERÁ ACOMPANHADO POR PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELO SETOR DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL DA FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ COM O OBJETIVO DE VERIFICAR E AVALIAR A APLICABILIDADE E EFICIÊNCIA DO PROJETO EM QUESTÃO.
Avaliação – SERÃO REALIZADAS REUNIÕES PERIÓDICAS COM OS ALUNOS QUE ATUARÃO NA APLICAÇÃO DO PROJETO PARA VERIFICAR OS PONTOS FORTES E FRACOS DOS PROJETOS EM QUESTÃO.
Acompanhamento – O PROJETO SERÁ ACOMPANHADO POR UM PROFESSO TUTOR QUE REALIZARÁ O RECONHECIMENTO DE NECESSIDADES E DARÁ TODOS OS SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO
EM QUESTÃO.
Divulgação – O PROJETO SERÁ AMPLAMENTE DIVULGADO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E NO AMBIENTE ONDE SERÁ DESENVOLVIDO PARA RECONHECIMENTO DO PÚBLICO

VII. CAPACIDADE DE REPRODUTIBILIDADE DO PROJETO EM OUTRAS EMPRESAS

- O PROJETO ESCOLA AMBIENTAL APRENDIZES DA NATUREZA tem como pretensão ampliar o número de parcerias para efetivação e desenvolverá – se no sentido de promover sempre modelos de gestão ambiental e de reconhecimento da questão ambiental com medida importante na condução dos rumos empresariais.
- Haverá divulgação do projeto perante o meio empresarial para evidenciar a prática desenvolvida e para fazer com que este processo seja reconhecido e implementado como modelo de gestão ambiental e de ação prática na defesa do ambiente e na geração de princípios da ética ambiental.

VIII. C ONSIDERAÇÕES FINAIS

A defesa do ambiente é uma tarefa que pode ser alcançada a partir de uma nova concepção de mundo alcançado pela sociedade e buscado incessantemente por todas as comunidades a partir de um processo educativo que tenha como missão ensinar os princípios de sustentabilidade ambiental e procurar dar entendimento do papel de cada cidadão na defesa do ambiente natural.
É preciso desenvolver nas comunidades a busca constante por um conhecimento ambiental que traga para os indivíduos um processo de entendimento do meio em que vivem e da possibilidade de uma relação harmônica com o espaço natural e com os que fazem o ambiente à sua volta.
Precisamos nos educar para a uma nova concepção de ambiente onde possamos compreender sua dinâmica e sua importância na manutenção da vida.
“ O novo entendimento do processo de aprendizagem também envolve o reconhecimento de que toda aprendizagem é fundamentalmente social. Cada indivíduo está necessariamente inserido em um sistema social, em uma comunidade. Parte de nossa identidade depende dos laços que tentamos estabelecer na comunidade e boa parte de nossa aprendizagem depende das comunidades a que pertencemos.”( Capra,2003: 31)
Desse modo vemos a importância de uma aprendizagem que busque o reconhecimento social e a importância do engajamento da comunidade na melhoria de seu ambiente e no reconhecimento de seus problemas ambientais e sociais para uma melhor relação com o meio em que cada um vive.
É preciso que cada indivíduo tenha em seu interior o desejo de modificar suas relações com o ambiente para poder transformar a concepção meramente utilitarista da natureza buscando uma relação harmônica em que princípios de sustentabilidade sejam colocados em prática e ação.
Os homens precisam dar conta de uma nova concepção de natureza e buscar uma nova relação onde o entendimento crítico do sistema em que vivem seja a mola – mestra para um novo aprendizado da natureza e de sua dinâmica . É de grande importância desenvolver uma prática constante de educação ambiental com busca do reconhecimento do senso crítico na compreensão da dinâmica da natureza e da sociedade.
A importância do pensamento sobre a problemática ambiental e social das comunidades é um ponto de compreensão para uma nova concepção de natureza e um novo processo de entendimento do mundo em que vivemos.
“ É extremamente importante discutir os problemas de nosso ambiente de vida , seja o globo terrestre como um todo , país , estado, região ou cidade. Essas discussões possibilitam entender que todos os problemas ambientais são frutos de relações econômicas desiguais motivadas pelos mecanismos do sistemas dominantes.”(Souza, Djacyr de ,2003:21)
Assim , esta ação opta por uma prática constante de esclarecimento das questões políticas e sociais inseridas no configurar da problemática ambiental em que vivemos , este esclarecimento só é possível a partir de uma ação concreta e constante de esclarecimento do local em que vivemos, dos motivadores das relações entre seus indivíduos e dos processos que motivam essas relações.
Proposta Pedagógica
O projeto ora em proposta procura utilizar a pedagogia histórico –crítica visando desenvolver um prática reflexiva para desenvolver sempre o senso crítico e o desenvolvimento de um processo analítico sobre o mundo em que vivemos. As ações práticas do projeto tem como ponto de partida a vivência do cotidiano e a compreensão dos diversos problemas engendrados nas relações políticas, sociais e econômicas do mundo em que vivemos.O projeto em questão opta pelo uso de situações práticas do cotidiano que permitam uma análise crítica dos processos que vem ocorrendo no mundo em que vivemos e compreender as diversas ações dos homens entre si e com a natureza. Tal ação tem como objetivo desenvolver o senso crítico de maneira reflexiva e sempre voltada para uma análise concreta do real.


















Um comentário:

Anônimo disse...

que bestera