quarta-feira, 2 de setembro de 2009

OLHA A ESCOLA AMBIENTAL E SUA PROGRAMAÇÃO NO VC REPÓRTER DO SITE TERRA.

vc repórter: faculdade do Ceará cria escola ambiental
Segunda, 31 de agosto de 2009, 22h04

A Faculdade Integrada do Ceará (FIC) estreia em setembro o projeto Escola Ambiental Aprendizes da Natureza. A ideia é criar um grupo de estudantes que participem de uma formação continuada em ecologia e meio ambiente. Os primeiros contatos serão através de cursos em escolas. A partir daí, os alunos que se destacarem serão convidados a participar dos encontros promovidos pelo Núcleo de Responsabilidade Social da FIC em Fortaleza (CE).

No dia 12, a Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra receberá o primeiro curso de educação ambiental do projeto. Coordenado pelo professor Francisco Djacyr Silva de Souza, o curso terá aulas ministradas por alunos de Educação Física e Nutrição da FIC. Eles conversarão com os estudantes sobre alimentos saudáveis, exercícios físicos e qualidade de vida, além de ensinarem sobre ética ambriental.

Em outubro, o grupo promove um passeio de bicicleta pelas ruas da capital cearense. O Eco Bike será realizado no dia 4, e deve ir da sede da faculdade a algum ponto de importância ambiental da cidade, segundo o professor Djacyr. "Ainda teremos um fórum de responsabilidade social e ambiental no dia 16 de setembro", lembra ele.

O objetivo do projeto é fazer oficinas de reciclagem, patrimônio histórico e cidadania com os estudantes. Em uma fase mais avançada, o plano é escolher pessoas que possam multiplicar ações em suas comunidades.

Higiene pessoal, sustentabilidade aliada à rentabilidade e conhecimentos sobre espécies de plantas também integram o cronograma da Escola Ambiental. O foco inicial são as instituições de ensino públicas, mas a ideia é trabalhar também com alunos da rede particular.

O internauta Djacyr de Souza, de Fortela (CE), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórterLeia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI3951332-EI8266,00.html Clique aqui para

Um comentário:

G.E.M.A. - Grupo de Estudos do Meio Ambiente disse...

Olá mestre Djacyr!
Saudações ao Senhor e aos demais.

Muito obrigado pela vivência que nos proporciou. Parabéns a FIC por manter este trabalho e parabéns ao senhor pelo "tesão pedagógico".
Obrigado por acompanhar nosso blog.
Esperamos novos encontros. Não podemos deixar as coisas esfriarem.