sexta-feira, 25 de setembro de 2009

notícia interessante

Mundo

Desarmamento

Aprovada resolução de mundo desnuclearizado


25 Set 2009 - 02h31min

Reunido em uma conferência de cúpula extraordinária, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à frente dos trabalhos, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade ontem resolução pedindo a instauração de um mundo sem armas nucleares.

A Resolução 1.887, redigida pelos norte-americanos, solicita aos países membros do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) que respeitem suas obrigações e que os demais se somem ao acordo como nações destituídas de armas atômicas, para torná-lo universal.

No total, 189 governos assinaram o TNP. Não é o caso de Israel, que nunca admitiu publicamente possuir a arma atômica, nem da Índia e do Paquistão, outras potências nucleares. A Coreia do Norte, por sua vez, deixou o tratado em 2003.

O texto também pede que todos os governos negociem uma redução dos arsenais nucleares e trabalhem em prol de um tratado de desarmamento geral e completo sob rígido controle internacional.

Obama citou um de seus predecessores na Casa Branca, Ronald Reagan, ao dizer a seus 14 colegas do Conselho: ``A guerra nuclear não tem vencedor; portanto, jamais deve ser travada``.

``Não devemos nunca deter nossos esforços antes de ver o dia em que as armas nucleares terão sido eliminadas da face da Terra``, declarou Obama. (das agências)

Fonte: Jornal o povo - 25/11/09

Nenhum comentário: