quarta-feira, 7 de setembro de 2011

UMA BOA NOVIDADE

06/09/2011 15h35 - Atualizado em 06/09/2011 15h53

Estudante de Juazeiro do Norte (CE) cria modelo de tijolo ecológico

Tijolo usa materiais recicláveis e não precisa de queima para secar.
Estudante estima que uso do tijolo reduz em 40% custo da obra.

Do G1 CE, com informação da TV Verdes Mares Cariri
Um estudante de Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, desenvolveu um tipo de tijolo duas vezes ecológico. Ele usa materiais recicláveis para sua fabricação e não precisa de queima para ficar pronto. A ideia é do estudante de tecnologia em construção de edifício, do Instituto Federal de Tecnologia, João Paulo Coelho.
O tijolo leva areia, cimento e pedra santana, uma rocha encontrada em grande escala na região do Cariri. Para produzir o tijolo ecológico é usada a sobra da pedra santana nas jazidas de Juazeiro do Norte.
“Esse trabalho é interessante por dois aspectos: primeiro ele utiliza resíduos que causam impactos ambientais; segundo porque ele agrega valor ao produto final, não está só retirando o resíduo, mas dando um caminho ecologicamente correto”, diz o professor do instituto, Perboyre Barbosa.
Como o tijolo desenvolvido pelo estudante usa cimento, ele não precisa queimar para secar, basta expôr ao sol. O modelo de tijolo faz parte do trabalho de conclusão do curso de João Paulo, que ainda não foi avaliado pelos professores.
O estudante diz que o tijolo ecológico é um pouco mais caro que o material convencional, mas há economia no uso de cimento e no tempo de construção da obra, já que ele tem uma montagem mais fácil, segundo João Paulo. “Se demora menos tempo, é menos mão de obra e menos dinheiro você vai gastar na sua obra”, diz. João Paulo estima que a economia do tijolo ecológico em relação ao tijolo comum é de 40%.
Fonte: www.g1.com.br

Nenhum comentário: