sexta-feira, 6 de novembro de 2009

UM TEXTO PARA REFLEXÃO...

" O novo conhecimento do processo de aprendizagem também envolve o reconhecimento de que toda aprendizagem é fundamentalmente social. Cada indivíduo está necessariamente inserido em um sistema social , em uma comunidade. Parte de nossa identidade depende dos laços que tentamos estabelecer na comunidade e boa parte de nossa aprendizagem depende das comunidades a que pertencemos.
Assim , o estabelecimento de comunidades saudáveis e inteligentes não só é necessário para a sustentabilidade ecológica , como também facilita a aprendizagem. Alguns educadores acreditam que , idealmente , as escolas devem ser "comunidades de aprendizes" onde experiências e desafios intelectuais sejam realmente vivenciados e não apenas verbalizados. Esta idéia também é totalmente compatível com nossas experiências nas escolas de alfabetização ecológica. Observamos repetidas vezes que a formação de comunidades é essencial para promover a alfabetização ecológica. "
FRITJOT CAPARA - ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA: O DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO 21, IN MEIO AMBIENTE NO SÉCULO 21 : 21 ESPECIALISTAS FALAM DA QUESTÃO AMBIENTAL NAS SUAS ÁREAS DE CONHECIMENTO. Rio de Janeiro, Sextante, 2003.

Nenhum comentário: