terça-feira, 24 de julho de 2012

UM MOMENTO SOLIDÁRIO


ESPORTES 24/07/2012

TitaTavares, uma pequena notável

"É vergonhoso viver numa cidade onde cultuam-se ladrões, corruptos e desonestos "
NOTÍCIA0 COMENTÁRIOS
    Não conheço Tita Tavares, mas sei dos seus feitos, da luta que travou para chegar onde chegou, das intermináveis batalhas, incompreensões e até discriminações, pois geralmente quando se é pobre e se chega aos píncaros da glória é preciso sim ter muito, muito talento.

    Nos últimos dias vi o drama vivido pela grande campeã e o que mais me envergonha é que o Estado e a cidade que ela representou, que mostrou para o mundo, não a recompensaram como deveriam, não perguntaram sequer dos seus dilemas, seus problemas e como procurar uma solução para as dores que a mesma sentia. Fiquei triste ao saber que pessoas de sua rua ao invés de ajudar ficaram julgando suas doenças e dizendo coisas que nada tinham a ver com seu quadro de saúde.

    Como já disse, não a conheço, mas sei que se pudesse já estaria aí dando-lhe a mão e pelo menos fazendo alguma coisa que os poderosos que aí estão não fazem. Sei que você tem feito muito pelo seu bairro, o Titanzinho, lugar de muita gente pobre e honesta que precisa de exemplos como o seu para erguer a cabeça e dizer que merece ser tratada como ser humano.

    É vergonhoso viver numa cidade onde cultuam-se ladrões, corruptos e desonestos e onde não se faz nada por quem realmente merece. O que dói mais é que atletas, poetas, cantores, escritores e artífices de um realce de nosso Estado tenham de tragar o esquecimento e o não reconhecimento das autoridades. Talvez sequer saibam quem é Tita Tavares. Essa falta de respeito às pessoas e ao que elas representam tem a ver com a construção de uma sociedade pautada em desvalorização, falta de reconhecimento e, sobretudo, ocultação de valores.

    Quero lhe dizer, Tita, que sua história enaltece um povo, sua vida merece ser objeto de estudo, de documentários, de valorização de todas as formas. Onde estão os que se aproveitaram politicamente de seu prestígio em um passado não muito longe? Por que a gente é assim? Por que não sabemos utilizar o sentido real da solidariedade e do respeito de alguns que se dizem cristãos?

    Pessoas que se mobilizam pela abolição da maconha, pela liberdade sexual e de costumes pouco ou nada fazem pelos símbolos vivos de uma história que não se apaga. Ah, Tita se eu fosse político, se eu fosse alguma coisa nesta droga de vida com certeza estaria lhe ajudando, mas como não sou nada estou apenas exaltando você e pedindo que nossas autoridades tomem vergonha e façam alguma coisa por quem realmente merece.

    Francisco Djacyr Silva de Souza
    djacyrsouza@gmail.com 
    Professor

    Nenhum comentário: