segunda-feira, 22 de março de 2010

dia mundial da água


Programação no interior

Dia de refletir sobre o uso da água

No Dia Mundial da Água, a população se reúne para refletir sobre o tema. Há comemorações em Limoeiro do Norte e na região do Maciço de Baturité. O Ceará tem 73,5% de água acumulada nos 132 açudes
Daniela Nogueira
danielanogueira@opovo.com.br

22 Mar 2010 - 01h03min
Açude Orós foi um dos que sangraram no ano passado. Atualmente, reservatório está com 83,7% de sua capacidade de armazenamento (Foto: FCO FONTENELE)
Em todo o mundo, hoje é dia de refletir sobre um dos bens mais fundamentais do planeta. No Dia Mundial da Água, comemorado neste dia 22, várias instituições no Ceará estão celebrando o tema e aproveitando para discutir sobre o assunto. Nesse fim de semana, principalmente, em que as águas recomeçaram a cair no Ceará, a população pôde perceber a falta que ela faz.

Em Fortaleza, a Assembleia Legislativa preparou uma sessão solene em que debaterá o tema ``Água e Mudanças Climáticas``. A partir das 9 horas, o geólogo Geraldo Luís Lima abrirá a discussão. Ele é autor do livro ``A fraude do aquecimento global``. Além dele, participarão do debate Eduardo Sávio Martins, presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), e o professor José Carlos de Araújo, chefe do Departamento de Engenharia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O encontro será no Plenário 13 de Maio, da Assembleia, e atende ao requerimento do deputado Lula Morais.

O município de Limoeiro do Norte encerra hoje a reunião promovida pelo Fórum Microrregional de Convivência com o Semiárido do Vale do Jaguaribe. Desde o dia 15, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e instâncias governamentais estão se encontrando na Semana da Água. O momento é para refletir e propor alternativas para os problemas estruturais da região Jaguaribana. A região concentra mais da metade da água acumulada no estado do Ceará. A bacia do Jaguaribe inclui o Alto, Médio e o Baixo. O açude Castanhão, o maior do Estado, tem capacidade para armazenar um total de 6,7 bilhões de metros cúbicos de água. É localizado na cidade de Alto Santo.

Na região de Baturité, o município de Aracoiaba todo ano, desde 2004, realiza a Semana das Águas. Desta vez, o tema escolhido foi ``Água: Riqueza de valor, mas não é mercadoria``, que faz uma alusão ao assunto de que trata a Campanha da Fraternidade deste ano & ``Economia e vi da``. O debate abrange o potencial do maior manancial da região, o rio Aracoiaba, que banha, pelo menos, sete municípios do maciço. A comunidade se diz preocupada, porque alega que o rio tem recebido muito lixo. Mas a semana também é de comemoração em Aracoiaba. A região de Umarizeiro está celebrando a conquista de 23 cisternas e uma barragem subterrânea.

Hoje, a programação da Semana das Águas inclui visita a escolas da sede do município. Ontem, pela manhã, houve caminhada ecológica até o açude Tijuquinha, em Baturité. A comunidade está organizando, para os dias 10 e 11 de julho, o 1º Encontro dos Atingidos pelas Barragens do Maciço de Baturité.


AÇUDES DO CEARÁ

>Acarape do Meio (Redenção) 70,5%
>Aracoiaba 91,6%
> Araras (Varjota) 73,6%
> Ayres de Souza (Sobral) 66,7%
> Banabuiú 76,2%
> Castanhão (Alto Santo) 72,7%
> Cedro (Quixadá) 27,7%
> Forquilha 73,3%
> Gavião (Pacatuba) 93,8%
> Orós 83,7%
> Pacajus 86,6%
> Pesqueiro (Capistrano) 86,3%
> Salão (Canindé) 54,7%
> Souza (Canindé) 66,6%
> Tijuquinha (Baturité) 90,3%

FONTE: Cogerh


E-Mais

BATURITÉ
>Em Baturité, a programação em homenagem ao Dia da Água foi realizada nesse
fim de semana. No sábado, 20, houve uma blitz ecológica com o tema
"Qual a nossa responsabilidade no uso da água e do lixo?``, na Praça Santa Luzia. Houve entrega de mudas de plantas e sacolas recicladas para
a população.

>> Também houve audiência pública na Câmara dos Vereadores e exibição de um filme de cunho socioambiental na Praça da Matriz.

CAMINHADA
> Ontem, domingo, 21, foi realizada uma caminhada das águas até o Mosteiro dos Jesuítas. Às margens do açude Tijuquinha, foi celebrado um ato ecumênico em homenagem ao padroeiro do Estado, São José.

> À tarde, os ambientalistas Claudia Bezerra e Chico Mendes fizeram uma explanação sobre as questões socioambientais de Baturité.

SITUAÇÃO HÍDRICA
> Segundo o site da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que monitora 132 açudes do Estado, o volume hídrico do Ceará está em 73,5%. São mais de 13,1 bilhões de metros cúbicos de água acumulada.

> A capacidade total de acúmulo de água do Ceará passa dos 17,8 bilhões de metros cúbicos.

> O maior açude do Estado, o Castanhão, está com 72,7% de sua capacidade. O Orós acumula 83,7% do 1,9 bilhão de metros cúbicos de água que pode armazenar.

Nenhum comentário: