sábado, 5 de setembro de 2009

algumas vantagens da energia eólica...

Energia eólica tem custo mais baixo

05 Set 2009 - 01h53min

Estudo elaborado pela Eletrobrás e apresentado ontem em um seminário promovido pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (Apimec/RJ) elimina um dos principais mitos ligados à energia eólica: de que se trata de uma fonte energética cara. O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O chefe do Departamento de Engenharia e Gestão de Obras de Geração da estatal, Marcio Drummond, mostrou aos participantes do seminário que embora apresente um custo de investimento inicial mais caro que as térmicas a gás e a diesel, por exemplo, o custo operacional das usinas eólicas resulta bem menor. “Com dez dias, a eólica já passa a valer a pena em relação às usinas a gás, por exemplo", disse. Na comparação com as térmicas a diesel, bastariam seis dias para evidenciar a vantagem da geração eólica, de acordo com o estudo.

Drummond acrescentou que, “em dois meses, você pode dizer que [a energia eólica] compensa qualquer coisa”. Isso significa que após 60 dias a energia gerada pela usina eólica começa a ficar mais barata que a energia de outras fontes. O estudo será divulgado oficialmente pela Eletrobrás somente em novembro próximo, durante evento em Recife (PE). Por isso, Drummond não quis adiantar mais detalhes sobre o trabalho.

Segundo a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), com a inauguração do Parque Eólico de Parajuru, no município de Beberibe, no último dia 20, o Estado consolida-se como o maior produtor nacional de energia proveniente dos ventos (eólica), chegando 150,6 MW de capacidade instalada. O investimento recebeu o apoio do Programa de Incetivo às Fontes Alternativas – Proinfa, do governo federal. Atualmente, sete parques eólicos estão em funcionamento no Ceará e, até o final do ano, serão 14.

Fonte: JORNAL O POVO

Nenhum comentário: